NASA vai usar impressão 3D em concreto para construir em Marte
Tecnologia é apontada como a solução mais econômica para viabilizar edificações em outro planeta
A NASA fechou parceria com a ICON e com o escritório de arquitetura BIG (Bjarke Ingels Group) para construir o habitáculo que vai abrigar os 4 humanos que serão enviados a Marte em 2030. A norte-americana ICON é atualmente a startup que detém as melhores tecnologias para fabricar impressoras 3D voltadas para a construção civil. Já o dinamarquês BIG venceu a concorrência realizada pela NASA para projetar uma estrutura que permita aos astronautas habitarem uma construção segura e, ao mesmo tempo, confortável para a convivência por longos períodos no planeta.
Com o uso da impressão 3D em concreto, um protótipo do habitáculo está em construção no Johnson Space Center, em Houston, no Texas-EUA. Batizado de Mars Dune Alpha, a edificação terá 158 m² de área construída e servirá de simulador para testar principalmente o desempenho físico e a resistência mental dos astronautas. “O Mars Dune Alpha tem um propósito específico: preparar os humanos para viver em outro planeta. E a forma como ele será construído, com impressão 3D em concreto, também faz parte do projeto. A escala de construção é parte essencial do kit que será levado para Marte. Tudo terá que ser construído lá, inclusive utilizando os materiais disponíveis no planeta. A impressão 3D em concreto é a solução mais viável economicamente”, explica Jason Ballard, cofundador e CEO da ICON.
O escritório de arquitetura BIG projetou o Mars Dune Alpha com 4 alojamentos privados para a tripulação, além de espaços de convivência, como cozinha, salas e academia. Também haverá estações de trabalho, enfermaria, laboratório e um espaço para testar o cultivo de alimentos. Parte dos móveis não serão fixos, para que os astronautas possam reorganizá-los. A iluminação também será personalizável, assim como a temperatura e o controle de som. As inscrições para passar um ano no habitáculo se encerram dia 17 de setembro de 2021. A simulação está programada para começar em outubro de 2022.
Experiência em Marte também deve influenciar a forma de construir na Terra
A construção do Mars Dune Alpha também ajudará os pesquisadores a testarem o potencial da tecnologia de impressão 3D no espaço. O objetivo é reduzir significativamente a carga de materiais que será levada para Marte. A ICON projeta usar impressoras mais leves e compactas e a argamassa será desenvolvida pela própria empresa: a Lavacrete. A tecnologia usa uma mistura à base de Cimento Portland, agregados leves e aditivos especiais que elevam a resistência do material a 41 MPa, permitindo que a estrutura construída resista a abalos sísmicos, tornados e furacões.
O fundador do BIG, Bjarke Ingels, avalia que os resultados colhidos a partir das experiências no Mars Dune Alpha também podem influenciar a arquitetura e a engenharia na Terra. “Junto com a NASA e o ICON, estamos investigando o que será o lar da humanidade em outro planeta. Mas os dados obtidos com essa pesquisa também poderão gerar novos padrões habitacionais aqui na Terra. A obra tem potencial para estabelecer não apenas as bases da vida humana em Marte, mas ajudar a escrever um novo vernáculo da arquitetura”, conclui.
Veja como será o Mars Dune Alpha
Entrevistado
ICON Technology Inc., Bjarke Ingels Group e NASA
Contatos
press@iconbuild.com
public-inquiries@hq.nasa.gov
press@big.dk
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
08/01/2025
Cidades quebram recordes de temperatura e especialistas destacam inovações para combater os impactos do calor extremo
Vidros com baixa emissividade são uma das opções mais eficazes para melhorar o conforto térmico sem sacrificar a iluminação natural. Crédito: Envato O Brasil enfrentou oito…
08/01/2025
Novas regras internacionais vão exigir a divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade
Consumidores estão mais conscientes e exigem transparência quanto aos impactos de suas operações no meio ambiente. Crédito: Envato O ano de 2025 marca o início de uma nova…
08/01/2025
‘Edifício árvore’ traz água filtrada e ar mais puro aos moradores
A fachada foi projetada para minimizar a exposição solar. Crédito: Fischer Group Com previsão de entrega para 2029, a Fischer Group deve lançar em breve, em Balneário…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.