Mesmo na pandemia, normas técnicas seguem atualizadas
Através de reuniões online, comitês da ABNT estão trabalhando nos processos de atualização e publicação
Apesar das consequências da pandemia de Coronavírus – entre elas, o isolamento social -, os comitês da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não param. Através de reuniões online, as normas técnicas seguem em processo de atualização e publicadas após os trâmites legais. Neste período, um dos mais atuantes tem sido o CB-018 – Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados. No final de março de 2020, o comitê publicou a nova versão da ABNT NBR 8451, dividida em 6 partes, e que trata da padronização de postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição de energia elétrica.
Mais recentemente, o CB-018 publicou também a ABNT NBR 16846:2020 (Cimento Portland e outros materiais em pó – Determinação da cor e da diferença de cor por medida instrumental). Estão em fase de consulta as ABNT NBR 16886 (Concreto – Amostragem de concreto fresco) e ABNT NBR 16889 (Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone). Também no fim de abril aconteceu reunião online do comitê para dar prosseguimento à revisão da ABNT NBR 7212 (Concreto dosado em central), que em 2020 é uma das mais aguardadas pelo setor.
O presidente da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), Jairo Abud, que integra o grupo que revisa a ABNT 7212, comenta o motivo da nova revisão da norma técnica. “A norma técnica tem que se modernizar. Por exemplo, já existem equipamentos que durante o transporte do concreto permitem medir o slump (consistência) do material. Isso dá maior produtividade, e é preciso prever essa modernidade dentro da norma. Por outro lado, o novo texto da NBR ABNT 7212 precisa ter o consenso entre construtores, fabricantes de aditivos e concreteiros. Todos os agentes precisam estar em comum acordo para que tenhamos as melhores práticas possíveis. Por isso, esse processo de revisão é demorado”, explica.
Oitenta normas técnicas estão no CB-018 para serem revisadas, publicadas e criadas
Além da ABNT NBR 7212, outras normas não diretamente ligadas ao CB-018, mas vinculadas à construção civil, estão em processo de revisão ou consulta pública. Entre elas, Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575); ABNT NBR 16868-1 Alvenaria estrutural – Parte 1: Projeto; ABNT NBR 16868-2 Alvenaria estrutural – Execução de controle de obras; ABNT NBR 16868-3 Alvenaria estrutural – Métodos de ensaio; ABNT NBR 8545 – Execução de Alvenaria sem Função Estrutural de Tijolos e Blocos Cerâmicos – Procedimento; ABNT NBR 10151 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral; ABNT NBR 10152:2017 – Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações (Errata); ABNT NBR 13752 – Perícias de Engenharia na Construção Civil, e ABNT NBR 14931 – Execução de Estruturas de Concreto.
No escopo do CB-018, em maio serão analisadas outras 3 normas que estão em processo de consulta: ABNT NBR 16886 – Amostragem de concreto fresco; ABNT NBR 16889 – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, e ABNT NBR 16887 – Determinação do teor de ar em concreto fresco – Método pressométrico. Em agosto de 2019, a superintendente do comitê, a engenheira civil Inês Battagin, fez um resumo do volume de normas técnicas que estavam na fila para serem confirmadas, revisadas, publicadas e criadas. Tratava-se de 80 ao todo.
Veja as normas que estão a cargo do CB-018 (Cimento, Concreto e Agregados)
Contato
imprensa@abnt.org.br
gant@cbic.org.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.