Mercado imobiliário em Curitiba para 2025: crescimento e desafios marcam o setor
Alta de lançamentos impulsiona o setor, mas juros elevados preocupam incorporadores
![](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Mercado-imobiliário-2-1-683x1024.jpg)
O mercado imobiliário de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) apresenta um cenário promissor para 2025, impulsionado por um aumento significativo na aprovação, construção e venda de imóveis novos. No entanto, a alta taxa de juros e a incerteza econômica trazem desafios para incorporadoras e compradores.
Dados da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) indicam que, entre 2023 e 2024, houve um crescimento de 33% na análise de processos para novos empreendimentos na região. Em 2024, foram mais de 1,2 mil processos analisados, frente aos pouco mais de 900 registrados em 2023.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) confirma essa tendência, apontando um aumento de 17% no volume de unidades liberadas para construção em Curitiba entre janeiro e novembro de 2024, em relação ao ano anterior. Além disso, a oferta de imóveis novos cresceu cerca de 50% nesse período, com aproximadamente 10 mil unidades disponibilizadas no mercado.
Taxa de juros elevada preocupa o setor
Apesar do crescimento no número de lançamentos, o presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), Thomas Gomes, alerta para os desafios que o setor enfrentará em 2025. “Com certeza absoluta, esse ano vai ser mais um ano bastante desafiador, especialmente pelo cenário de taxa elevada de juros, bastante incômodo para o setor. A Selic alta é o principal inimigo do mercado imobiliário, porque inibe muito o poder de compra e a própria intenção de compra do cliente”, afirma Gomes.
A taxa básica de juros elevada dificulta o acesso ao crédito e reduz a intenção de compra dos consumidores, exigindo que incorporadores sejam mais criteriosos em seus projetos.
“Os clientes vão brigar sem dúvida nenhuma por preço e o grande desafio dos incorporadores é conseguir entregar mais por menos“, destaca o presidente da Ademi-PR.
Resiliência e adaptação do mercado
Mesmo diante de um cenário desafiador, o mercado imobiliário tem demonstrado resiliência. Segundo Gomes, o setor tem conseguido manter resultados positivos, mesmo com adversidades econômicas. “O mercado imobiliário, apesar de ter se mostrado muito resiliente ao longo dos anos, principalmente os últimos, começou a ter alguns fatores macroeconômicos jogando contra e um deles é a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, que não sabemos ainda qual impacto terá sobre o setor”, observa ele.
O mercado imobiliário de Curitiba e Região Metropolitana apresenta sinais de crescimento e consolidação, mas 2025 promete ser um ano de desafios. Estratégias inovadoras e flexibilidade serão fundamentais para que incorporadores consigam atender às demandas de um público cada vez mais exigente e cauteloso.
Entrevistado
Thomas Gomes é graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Católica do Paraná (PUC-PR), possui especialização em Investimentos Imobiliários pela Insper (SP), cursou o Program for Leadership Development na Harvard Business School (EUA) e é head de Real Estate na Life Capital Partners. Atualmente é presidente da Ademi-PR.
Contato: tgomes@lifecapitalpartners.com.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
![](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2023/12/sacaria-cimento-itambe-uai-258x258.png)
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
13/02/2025
INCC-M acelera para 0,71% em janeiro
A elevação nos custos do setor também se reflete na taxa acumulada em 12 meses, que alcançou 6,85%. Crédito: Envato O ano de 2025 começou com um aumento de 0,71% no Índice…
13/02/2025
Ceará substitui asfalto convencional por concreto nas ruas para suavizar o calor urbano
Pavimentação em Trairi (CE), na qual o concreto reflete a luz solar, reduzindo o aquecimento das vias. Crédito: Divulgação/ASCOM Com temperaturas em constante ascensão, o…
13/02/2025
Revitalização da PRC-280 avança para a ligação até Clevelândia
Em 2022, o governo do Estado do Paraná começou os estudos para a revitalização da PRC-280 com whitetopping no trecho entre Palmas e Pato Branco, atendendo também os municípios de…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
![](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Group-7-uai-258x168.png)