Mega projeto da China desviou 8,54 bilhões de m³ de água em 2023
Planejado para ser concluído em 2050, projeto levará água aos centros populacionais do Norte mais seco
Um dos maiores desafios enfrentados pelo desenvolvimento futuro da China é a água, que deve sustentar os 1,4 bilhão de habitantes do país e suas indústrias em crescimento. Apesar de estar entre os cinco países com maiores recursos hídricos de água doce, em termos per capita, a China enfrenta sérios problemas de escassez, que são ainda mais agravados por uma distribuição espacial altamente desigual e pela precipitação: o norte densamente povoado sofre com escassez aguda de água, enquanto o sul é propenso a inundações severas. Para otimizar a alocação dos recursos hídricos, a China embarcou na construção de um mega projeto de engenharia, chamado de Desvio Hídrico do Sul para o Norte (SNWD).
Planejado para ser concluído em 2050, eventualmente desviará 44,8 bilhões de metros cúbicos de água anualmente para os centros populacionais do Norte mais seco.
Trajetos
O projeto foi proposto pela primeira vez em 1952 por Mao Zedong, que concluiu que “o sul tem muita água, o norte muito menos. Se possível, o norte deveria tomar emprestado um pouco.” E o SNWD faz exatamente isso — ele desvia água do Sul para o Norte ao longo de três rotas: leste, central e oeste. A rota leste transfere água por Jiangsu para Shandong e Tianjin através do Grande Canal de Beijing-Hangzhou, que remonta a quase 2.500 anos atrás. A rota central, que desvia água da província de Hubei para Pequim e Tianjin, está em uso desde 2014.
A rota oeste, a mais controversa, ainda não foi construída. Em maio de 2021, o presidente chinês Xi Jinping anunciou que a China seguirá em frente com o maior projeto de desvio de água do mundo. Os planos da rota oeste estão divididos em duas categorias: planos modestos do governo e propostas ambiciosas de estudiosos.
Andamento do mega projeto
As rotas leste e central do Projeto de Divisão de Água de Sul para Norte da China transferiram 8,54 bilhões de metros cúbicos de água, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Governo da China.
A qualidade da água das duas rotas tem alcançado consistentemente o padrão ao longo do ano, segundo Jiang Xuguang, presidente da China South-to-North Water Diversion Corporation Limited, acrescentando que a tarefa de desvio de água das duas rotas em 2024 já começou.
Preocupações
De acordo com o Governo Chinês, a rota oeste é necessária para proteger a segurança hídrica e alimentar o país, ao mesmo tempo em que equilibra o desenvolvimento econômico regional. Como afirmou Xi Jinping em 2014, a linha de vida da produção de alimentos reside nos sistemas de conservação de água do país. Além de lidar com a qualidade, quantidade e distribuição desigual da água nacional, a China enfrenta uma falta de terras aráveis: estima-se que apenas 14% da área total do país seja arável. Com o restante fortemente contaminado por poluentes, isso agrava a escassez de água, e as preocupações com a segurança alimentar. Devido a uma mudança no panorama alimentar, incluindo o aumento da demanda por produtos intensivos em água, como carne, esses desafios continuarão a aumentar.
Preocupações sociais e ecológicas levantadas por ambientalistas e cientistas atrasaram a construção da rota Oeste. Como tanto o Canal Shuotian quanto o Rio Bandeira Vermelha precisariam atravessar áreas propensas a terremotos e cordilheiras, há receios de que possam resultar em consequências sísmicas e ambientais, como deslizamentos de terra.
Fonte
Governo da China
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
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