Startup dinamarquesa imprime casa 3D em concreto de baixo custo
Residência foi construída em cinco semanas e o projeto priorizou construção de baixo custo
Já pensou construir uma casa inteira em apenas cinco semanas? Foi este o feito da startup 3DCP Group. Ao utilizar a tecnologia de impressão 3D, a empresa criou uma casa de 37 m², usando concreto real de baixo custo (não argamassa).
A casa é a primeira do tipo na Europa e seu projeto prioriza criar uma construção totalmente habitável no menor número de metros quadrados possível. A residência está localizada em Holstebro, Dinamarca, e conta com banheiro, cozinha em plano aberto, sala de estar e quarto. Para economizar espaço, o quarto foi colocado em um mezanino acima do banheiro. Para manter as tradições de construção e design nórdicos, a madeira foi priorizada no interior.
De acordo com o arquiteto Sebastian Aristotelis, da Saga Space Architects, que projetou a casa, o objetivo era fazer uma pequena unidade habitacional para estudantes. “Ela deveria conter todos os cômodos e funcionalidades de uma casa normal, mas com um custo tão baixo, que até os estudantes pudessem pagar para viver nela. Resolvemos a tarefa fazendo um projeto que proporciona um uso muito eficaz de cada metro quadrado, ainda dando aos moradores a sensação de estar em uma casa muito maior por ter uma grande área aberta no meio”, afirma.
Processo de construção da casa 3D
O Grupo 3DCP usou a impressora de construção 3D BOD2, que faz formas incomuns, além de imprimir com concreto real por um baixo custo e ajudar a fazer o telhado e a fundação.
A casa é moldada em um círculo triangular conectado por um núcleo central aberto. Em cada extremidade do triângulo, você encontra a cozinha, a sala e o banheiro. Para acomodar o quarto em cima do banheiro, o teto acima da extremidade do triângulo com o banheiro e o quarto foi levitado.
Para Mikkel Brich, CEO do 3DCP Group, a tecnologia de impressão 3D é um verdadeiro divisor de águas na construção, pois dá vida a uma nova arquitetura que, de outra forma, não seria possível pelos métodos convencionais de tijolo e argamassa. “A inovadora tecnologia de impressão de construção 3D utiliza concreto real, aumentando a eficiência e reduzindo significativamente as horas de trabalho humano usadas na construção. Não poderíamos ter realizado o projeto usando qualquer outro método”, explica.
De acordo com Brich, estudos mostraram que as emissões de CO₂ dos canteiros de obras podem ser reduzidas em até 32% ao usar a impressão 3D. Ao automatizar processos e construir com robôs também é possível reduzir em até 50% as horas-homem no processo de construção.
A fiação elétrica, o encanamento e outras funcionalidades foram terminadas à medida que a casa era impressa.
Fontes
Sebastian Aristotelis, da Saga Space Architects.
Mikkel Brich, CEO do 3DCP Group.
Contato
Assessoria de imprensa: cj@cobod.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.