Software para engenheiros acelera em até 8 vezes orçamentos de obras
Programa utiliza inteligência artificial e aprende a fazer orçamento com usuários, utilizando suas preferências
Um dos grandes desafios para quem trabalha com obras é fazer orçamentos. Sobretudo, é quase como um trabalho braçal – requer paciência e atenção para não errar nenhum detalhe. Para facilitar o dia a dia de engenheiros e profissionais da construção civil, o software Orçafascio utiliza inteligência artificial e acelera em até oito vezes os orçamentos de obras.
Atualmente, o programa é utilizado por mais de 4 mil clientes e mais de 150 mil usuários. “A nossa maior missão é a popularização de sistemas para engenheiros. Somos uma empresa baseada em low cost e nosso intuito é oferecer a mesma ferramenta para empresas de diferentes portes – seja pequena, média ou grande. E que elas tenham oportunidade de usar esta ferramenta para crescer”, aponta Antonio Fascio, CEO e sócio da Orçafascio.
Como funciona o Orçafascio?
Em primeiro lugar, o Orçafascio é um software para engenheiros que possibilita uma pesquisa simplificada, com preços atualizados automaticamente.
Ainda, ele apresenta vantagens para diversos tipos de públicos. Para obras públicas, por exemplo, um de seus benefícios é que ele segue a legislação e os acórdãos do TCU. Para incorporadoras, traz o BIM 4D & 5D como solução. Já as empresas que trabalham com obras privadas poderão acompanhar a obra online, evitando desperdício no seu canteiro e paralisação por falta de material. Para escolas e universidades, há a licença gratuita.
Além disso, recentemente, ele passou a oferecer soluções voltadas para BIM que permitem orçar também projetos complementares como o elétrico, CFTV, dados e telefonia. Em breve, a ideia é lançar também para o hidráulico.
Por fim, o Orçafascio também tem plugins que podem ser integrados ao Autodesk, empresa proprietária do AutoCAD, um dos softwares mais populares no mercado de construção civil.
Diferenciais do Orçafascio
A adequação à legislação foi um dos primeiros diferenciais da ferramenta. “Na época em que ele foi lançado, com os outros softwares existentes, era preciso passar por uma etapa de colocar a planilha em Excel para fazer algumas adequações à legislação, algo que era extremamente trabalhoso e demorava cerca de duas a três semanas.
Posteriormente, a ferramenta incluiu mais uma funcionalidade para facilitar a vida dos profissionais orçamentistas: a extração de quantitativo. “Antes, para extraí-lo, era preciso ter uma planta, ir medindo com a régua e anotando. É algo que chamamos de memória de cálculo. No Orçafascio, nós criamos uma tecnologia baseada em editor de critérios, no qual extraíamos os quantitativos de forma muito mais rápida que em outros softwares”, revela Fascio.
E foi nesta fase que a tecnologia BIM – Building Modeling Information (Modelagem da Informação da Construção) – entrou na jogada. Ela utiliza modelos de informação para todo o ciclo de vida de uma construção. Assim, a tecnologia BIM fornece informações gráficas fiéis à construção. Ainda, reúne informações e dados precisos sobre uma determinada obra. “Trata-se de um processo, não de um software. Com ele, você tem as coisas bem definidas. Se tem uma padronização, é mais fácil substituir alguém caso saia. É mais fácil de você não errar porque você tem um checklist daquelas tarefas”, comenta Fascio.
Num terceiro momento, a empresa trouxe mais um diferencial: o software aprende a fazer orçamento com você. “Comecei a buscar uma inteligência artificial que fosse baseada em machine learning – isto é, a máquina pode modificar seu comportamento autonomamente tendo como base a sua própria experiência. Então, ele é o único software da área que aprende a fazer orçamento com o próprio usuário e devolve isso em insights. Quanto mais você usa o Orçafascio, mais ele aprende a fazer orçamento com você”, justifica Fascio.
Inteligência artificial no mercado de construção civil
Embora a inteligência artificial seja um dos principais diferenciais do Orçafascio, o mercado de construção civil ainda tem bastante a evoluir neste quesito de tecnologia.
“Atualmente, há soluções em inteligência artificial voltadas para o canteiro. No entanto, é um processo relativamente novo. Existem também algumas iniciativas voltadas para planejamento – inclusive também estamos trabalhando nisso. Acredito que ainda vai avançar muito”, pontua Fascio.
Na opinião de Fascio, nos próximos anos, será possível ver coisas que eram inimagináveis para engenheiros. “Muita gente questiona se a inteligência artificial irá substituir esta profissão. Entretanto, eu acredito que isso só vai tirar o trabalho braçal que ele tinha. Para os engenheiros vai sobrar aquele trabalho mais analítico – caberá a ele tomar decisões baseadas em sua própria experiência. Isso é algo que a máquina nunca vai conseguir substituir”, afirma.
Ainda, de acordo com Fascio, a inteligência artificial poderá auxiliar, por exemplo, na hora de pedir materiais para um canteiro. “Eu vou saber a quantidade de dias necessários para a entrega, além de poder comparar a produtividade de um canteiro”, conclui.
Entrevistado
Antonio Fascio, CEO e sócio da Orçafascio.
Contato
Assessoria de imprensa – carolina.cristina@pinepr.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.