Prefeitura de Salvador licencia primeiro empreendimento em formato BIM
Se a documentação estiver correta, o tempo de análise e concessão de alvará para a construção é de 45 dias
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) expediu o primeiro alvará de construção em formato BIM (Building Information Model – Modelagem da Informação da Construção) para um empreendimento em Salvador durante o mês de setembro.
“Salvador é a primeira cidade do Brasil a analisar e licenciar empreendimentos utilizando exclusivamente a tecnologia. Com o projeto em modelo BIM, se toda a documentação for apresentada em conformidade, o tempo de análise e concessão de alvará para esse tipo de construção é de apenas 45 dias, o que contribui para o desenvolvimento econômico da capital baiana”, afirma o secretário da Sedur, João Xavier.
Como funciona o licenciamento em formato BIM?
Através do Portal Simplifica (www.simplifica.salvador.ba.gov.br), o requerente tem acesso ao formulário do sistema. Este, por sua vez, possui a identificação de parâmetros e índices urbanísticos, conforme a legislação de Salvador e o usuário pode escolher entre submeter um projeto em BIM (3D) ou em CAD (2D).
De acordo com a Sedur, em qualquer um dos dois casos, conforme o usuário vai preenchendo os campos, o formulário vai pré-analisando os dados e verificando se está de acordo com a legislação.
“Caso não esteja conforme, o processo não consegue ser submetido para análise até serem realizados os ajustes. Desta forma, todos os processos submetidos utilizando esse sistema já serão entregues para análise com uma pré-validação”, informa a Sedur.
A grande diferença entre escolher submeter o projeto em CAD (2D) e BIM (3D), está na forma de preencher os campos do formulário. “Ao escolher em BIM, o Responsável Técnico anexa um arquivo em formato IFC (arquivo 3D) de compartilhamento entre softwares BIM e o sistema consegue identificar todos os dados do projeto e preencher o formulário de forma automática com esses dados. Trazendo uma forma mais precisa e rápida de verificação do projeto” destaca a Sedur.
Uso e benefícios
Atualmente, a plataforma, disponível no Portal Simplifica, permite o licenciamento de empreendimentos R3–01 (residenciais torre única). A ferramenta possibilita a criação de projetos em 3D e automatiza a análise dos parâmetros urbanísticos. No futuro, haverá a possibilidade de licenciamento no formato BIM para as construções de habitação de interesse social, as multiresidenciais e as não residenciais. De acordo com a Sedur, a inclusão de construções de habitação de interesse social é o próximo passo para o ano de 2023.
Para a Sedur, ao realizar o licenciamento em formato BIM, os profissionais obtêm mais segurança, precisão técnica para a execução do projeto e otimização do trabalho interno do órgão. “O analista fica responsável apenas pelo trabalho que exige análise humana, já que o sistema é capaz de verificar os itens objetivos de forma automática. A avaliação dos setores é realizada de forma simultânea”, aponta a Sedur.
Fonte
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur)
Contato
sedursalvador@gmail.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.