Prefeitura de Manaus utiliza pavimento de concreto em região portuária
Obra utilizou 750 m³ de concreto, entre armado e compactado a rolo, para suportar o fluxo de carretas
A prefeitura de Manaus (AM) entregou em março a obra de implantação do pavimento rígido na região conhecida como porto Chibatão. O trecho que recebeu a pavimentação de concreto fica entre avenidas Presidente Kennedy e Rodrigo Otávio, no bairro Colônia Oliveira Machado.
Este complexo portuário amazonense é considerado um dos maiores portos privados da América Latina. Nesta região, há um intenso tráfego de caminhões com contêineres, que fazem a rota do porto Chibatão até as empresas do Distrito Industrial. De acordo com o prefeito da cidade, David Almeida, essa obra é uma reinvindicação antiga, de mais de três décadas.
As obras foram iniciadas em julho de 2022 e concluídas em março de 2023. Para David, a mudança traz mais agilidade e fluidez ao trânsito. Além da inserção do pavimento de concreto, foi aumentado o raio da pista. Desta forma, as carretas poderão fazer o retorno e se dirigir ao Distrito Industrial.
Processo de implantação do pavimento rígido
Primeiramente, antes da troca de pavimentação, foi realizado um estudo a respeito dos problemas de afundamento na área. Por meio desta avaliação, foi possível verificar que o antigo pavimento, feito apenas com massa asfáltica e sem a concretagem, era frágil e flexível. Isto fazia com que ele não suportasse o peso das carretas que transitam diariamente nessa região.
Para evitar problemas com o trânsito, a obra foi realizada em três fases. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), responsável pela execução dos serviços, um dos grandes desafios foi o período chuvoso, que comprometeu o andamento da obra.
Após o estudo, foi realizada a demolição do pavimento existente e serviços de terraplanagem. Esse passo permitiu a recuperação base e sub-base do solo. Posteriormente, foi aplicada uma camada de 20 cm de espessura de concreto compactado a rolo. Para estabilizar e regularizar a base, também houve a inserção de 20 cm de concreto armado. Esse processo possibilita a sustentação das cargas, sem deformidades na pista.
“Foram mais de 750 m3 de concreto, entre concreto armado e compactado a rolo, com camada dupla de aço nesse trecho, para que suporte o fluxo de carretas e carros pesados que trafegam por aqui. Sem dúvida, é uma obra importante”, destacou o secretário da Seminf, Renato Junior.
Por fim, as equipes finalizaram os serviços de revitalização do entorno, com recuperação das calçadas, meio-fio e sarjetas.
Essa não foi a primeira vez que a Prefeitura de Manaus implantou o pavimento rígido em um trecho com intenso movimento de veículos pesados. Em 2021, a técnica foi empregada nas vias do Distrito Industrial e na Bola da Suframa.
Fontes
Prefeitura de Manaus e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf)
Contato
Assessoria de imprensa: semcommanaus@gmail.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
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