Pavimento rígido também tem 10 mandamentos
Marcos Dutra e Leovaldo Foganhole, especialistas da ABCP, ensinam o passo a passo para que a pavimentação em concreto tenha alta eficiência.
Marcos Dutra e Leovaldo Foganhole, especialistas da ABCP, ensinam o passo a passo para que a pavimentação em concreto tenha alta eficiência
Por: Altair Santos
Construir rodovias e avenidas com pavimento rígido requer domínio da tecnologia. Por isso, a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) tem intensificado o número de seminários para disseminar o conhecimento e ampliar o número de profissionais especializados em pavimentação em concreto. Foi o que ocorreu no Concrete Show 2012, quando o alvo foram os estudantes de engenharia civil. Em suas palestras, Marcos Dutra, coordenador do núcleo de pavimentação da ABCP, e Leovaldo Foganhole, gerente de equipamentos e obras da ABCP, mostraram quais são os 10 mandamentos para se atingir a alta eficiência das pistas à base de concreto.
Preparo da sub-base, produção do concreto, transporte, lançamento na pista, adensamento, nivelamento, acabamento, texturização, cura e corte, além da selagem das juntas, fazem parte do passo a passo para que a pavimentação em concreto seja realizada com qualidade. “No Brasil, usa-se muito o concreto simples, sem armadura. Significa que o próprio material vai suportar os esforços de tração e compressão. Por isso é preciso seguir com muita precisão essas dez etapas, para que o produto final não apresente problemas”, ressalta Leovaldo Faganhole, cuja observação foi realçada por Marcos Dutra. “É importante deixar claro que no pavimento em concreto a margem de erro é bem menor”, completou.
Os engenheiros da ABCP destacaram que atualmente, com a tecnologia dos equipamentos usados para construir pistas de pavimento rígido, e também pela qualidade do cimento brasileiro, questões climáticas deixaram de influenciar no produto final. “Hoje, no Brasil, se constrói pavimento em concreto com qualquer tipo de cimento. Como no país a tradição é fazer a pavimentação sem armadura, ela consome um volume significativo de cimento. De acordo com a NBR 7583 (execução de pavimento de concreto simples por meio mecânico) o mínimo exigido por metro cúbico é de 320 quilos, resistência de 4,5 MPa na tração à flexão. Óbvio que dependendo do esforço a que o pavimento será submetido, o volume de cimento, a espessura e a resistência podem aumentar”, frisa Marcos Dutra.
Além do atendimento às normas, a ABCP tem recomendado aos construtores de estradas e avenidas em pavimento rígido que usem aditivos no concreto para melhorar o adensamento e promover a cura química, além da selagem com juntas pré-formadas. “Isso resulta em melhor conforto para o usuário trafegar e reduz significativamente o risco de infiltrações de água no concreto”, justifica Leovaldo Foganhole, lembrando ainda que a preparação da sub-base é fundamental para se construir um pavimento sem distorções. “Se ela estiver bem nivelada, não dará diferença de espessura entre os trechos. No Brasil, admite-se até um centímetro. Mas em outros países, nem isso”, destacou.
Pista de teste
Entre as estradas em pavimento rígido que ajudaram a ABCP a consolidar uma tecnologia de construção está a que liga a fábrica da Cimento Itambé, em Balsa Nova, à jazida localizada em Campo Largo – ambas na região metropolitana de Curitiba. Durante o período da obra, que durou de 1988 a 2000, vários engenheiros da associação visitaram o trecho de 23 quilômetros. Apesar de o modelo não seguir o padrão nacional, pois utilizou diversas tecnologias – pavimento rígido armado, concreto simples sobre base de concreto compactado a rolo (CCR), sub-base de brita graduada, paver sobre CCR e até asfalto sobre sub-base de CCR, a qualidade da pista serviu para a ABCP tê-la como referência na hora de elaborar os 10 mandamentos do pavimento rígido.
Entrevistados
Leovaldo Foganhole, gerente de equipamentos e obras da ABCP, e Marcos Dutra, especialista e coordenador do núcleo de pavimentação da ABCP
Currículos
– Leovaldo Foganhole é engenheiro civil com atuação na área da construção rodoviária e mineração. Atualmente é responsável pela gestão de Equipamentos e obras da ABCP
– Marcos Dutra é engenheiro civil com diversos cursos de aperfeiçoamento e autor de mais de 70 trabalhos e artigos técnicos, publicados no Brasil e no exterior
– Tem participação em inúmeros projetos e obras de pavimentação com materiais à base de cimento no Brasil e fora do país
– Ganhador do prêmio Emílio Baumgart – destaque do ano em engenharia estrutural (IBRACO, 2007)
Contatos: leo.foganhole@abcp.org.br / marcos.dutra@abcp.org.br
Créditos foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
12/12/2024
Egito cria cidade futurista no deserto
Nas próximas três fases, o foco está em desenvolver um plano detalhado para a expansão da nova capital, orientando o crescimento da cidade e de sua zona industrial. Crédito: Dar…
12/12/2024
Itambé é a primeira cimenteira do Brasil certificada na ISO 50.001
Reunião, junto a Global Certification System, na qual a Cia. de Cimento Itambé recebeu a certificação. Crédito: Divulgação Em dezembro de 2024, o Parque Industrial da Cia. de…
12/12/2024
Entenda como as empresas do setor podem adotar as práticas de ESG e as desvantagens de ficar para trás
ESG abrange projeto eficiente de recursos, saúde e segurança da força de trabalho e impactos comunitários de novos empreendimentos. Crédito: Envato A sigla ESG (Environmental,…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.