Pavimento de concreto será implementado em 242 km de vias no Distrito Federal

Investimento total é de cerca de R$ 400 milhões; durabilidade e fácil manutenção são alguns dos atrativos

A W3 Sul terá faixa de pavimento rígido, por onde passará o transporte público.
Crédito: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Se, até 2018, a região da capital do Distrito Federal registrava 92,4 km de vias produzidas com pavimento de concreto, agora, já estão em construção mais 242,3 km de pistas com esse tipo de revestimento. 

“A adoção do pavimento rígido tem muitas vantagens quando comparamos com o asfalto. A durabilidade é maior, cerca de 20 anos. A manutenção é mais simples e, o melhor, sem desníveis como ocorre nas operações tapa-buraco”, explica o secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho. “Por isso optamos por este modelo de pavimento, especialmente nas vias preferenciais para o transporte coletivo e naquelas de muito movimento. É garantia de conforto e segurança para a população.”

As obras foram ou estão sendo feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e pela Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura. Essa última é responsável pela maior parte dos projetos. Segundo sua assessoria de imprensa, a pavimentação do Túnel de Taguatinga já está concluída, e há obras em andamento em outras quatro vias: W3 Sul, Avenida Hélio Prates, Setor Policial Sul e Estrada Parque Indústrias Gráficas.

Obra em andamento na Via Estrutural, por onde passam cerca de 120 veículos por dia.
Crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A assessoria informa que, “com exceção do Túnel de Taguatinga, o pavimento rígido está sendo adotado apenas e tão somente nas faixas destinadas ao transporte coletivo”.

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Já em relação à reestruturação e modernização da DF-095, conhecida como Via Estrutural, o projeto fica por conta do DER-DF, com recursos da Terracap. De acordo com a Companhia Imobiliária, são quase 24 km de trecho de ida e volta que, ainda este ano, terão o asfalto substituído por concreto rígido. “O concreto rígido é um material que dura de três a quatro vezes mais do que o asfalto normal e vai promover a segurança e o conforto dos usuários”, reforça Izidio Santos, presidente da Terracap.

Outra foto das obras na Via Estrutural, que receberá pavimento de concreto.
Crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Dados do DER-DF indicam que cerca de 120 mil veículos passam por dia pela Via Estrutural. Ela é uma das principais ligações entre locais como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia e Cidade Estrutural, chegando até Águas Lindas de Goiás.

Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF, diz que, com o passar dos anos, a indústria do concreto conseguiu fazer com que seus valores chegassem a um patamar próximo aos do pavimento de asfalto, e que, por isso, foi possível viabilizar vários projetos com pavimento rígido no Distrito Federal. “Você ganha em vida útil do pavimento. Estamos conseguindo colocar em vias importantes e de grande movimentação o concreto. Quem ganha é o motorista.”

Fontes
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)
Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap)
Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience



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