Livro escrito por Jaime Lerner inspira pós-graduação
Parceria entre Universidade Positivo e arquiteto faz surgir o curso "Acupuntura Urbana", voltado a planejadores de cidades de médio e grande porte
Parceria entre Universidade Positivo e arquiteto faz surgir o curso “Acupuntura Urbana”, voltado a planejadores de cidades de médio e grande porte
Por: Altair Santos
Dez anos após seu lançamento, o livro Acupuntura Urbana (editora Record) escrito pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner em 2004, está inspirando um curso de pós-graduação na Universidade Positivo (UP) em Curitiba. A especialização é desenvolvida em conjunto com o Instituto Jaime Lerner, sob a supervisão acadêmica do arquiteto. “Todas as ideias que levaram à estruturação do curso foram pensadas com a participação dele. Houve sempre a preocupação de compor um conjunto de módulos afinados com tais ideias”, explica a arquiteta Maria da Graça Rodrigues dos Santos, professora da UP e coordenadora do curso.
A pós-graduação apresenta temas como “A cidade moderna”, “Alternativas para a cidade no novo século”, “Cidade e meio ambiente”, “Cidade e mobilidade” e “Cidade e Patrimônio”. “Entendemos que, a partir desta base, o aluno pode conhecer e discutir as questões que caracterizam as cidades contemporâneas e assim apresentar propostas para solucionar os problemas urbanos atuais, ou seja, o conjunto de temas abordados no curso resulta num conhecimento necessário para preparar os profissionais que irão intervir nas nossas cidades”, diz Maria da Graça Rodrigues dos Santos.
Outro objetivo da pós-graduação é estimular o debate sobre o planejamento de médias e grandes cidades. “O curso tem foco nestas cidades por que o nível de problema e o grau de complexidade delas requerem a adoção de soluções criativas e inovadoras”, diz a professora da Universidade Positivo, mostrando por que o livro Acupuntura Urbana foi escolhido como base para a pós-graduação. “O livro traz o que, no entendimento do arquiteto Jaime Lerner, deve ser considerado para pensar e agir sobre a cidade. Nós reconhecemos a importância desta abordagem e por isso queremos compartilhar esta experiência”, completa.
Sobre o curso de pós-graduação Acupuntura Urbana
Com início previsto para maio de 2014, o curso é voltado para arquitetos já graduados e também profissionais que atuem no planejamento de cidades. Todas as ideias que levaram à estruturação da pós-graduação foram pensadas com a participação do urbanista. Segundo Lerner, o curso promove uma revisão crítica das teorias e propostas para a cidade moderna, com a intenção de mostrar novas ideias para o século 21. “A cidade é um sonho coletivo. Mas, às vezes, as cidades precisam de algumas agulhadas que criem uma nova energia, que é o princípio da acupuntura”, avalia.
De acordo com Maria da Graça Rodrigues dos Santos, Acupuntura Urbana foi escolhido para referendar a pós-graduação por trazer o que, no entendimento do arquiteto Jaime Lerner, deve ser considerado para pensar e agir sobre a cidade. A carga horária do curso é de 420 horas, com aulas aos sábados (8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30), a cada três semanas. O investimento é de 24 parcelas de R$ 890,00. O período de matrícula é de 1º a 4 de abril de 2014.
Entrevistada
Maria da Graça Rodrigues dos Santos, professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo e coordenadora da pós-graduação Acupuntura Urbana
Contatos
mrsantos@up.com.br
exatas@up.com.br
Crédito Foto: Divulgação/Daniel Katz
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.