Jaime Lerner criou fundamentos das cidades inteligentes
Ideias materializadas pelo arquiteto e urbanista, quando foi prefeito de Curitiba, propagaram globalmente
Entre 1971 e 1974, quando esteve prefeito de Curitiba pela 1ª vez, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner começou a pôr em prática os fundamentos que hoje norteiam as chamadas cidades inteligentes – smart cities. Dizia Lerner: “A solução para as cidades está em apenas três medidas: usar menos carros, morar perto do trabalho e separar e reciclar o lixo”. Não é à toa que a capital do Paraná, de forma recorrente, sempre surge com destaque em rankings nacionais e internacionais de melhores cidades para se viver.
Com inovações como o sistema integrado de transporte coletivo e suas canaletas exclusivas, o calçadão para valorizar o pedestre e reduzir o fluxo de veículos no centro da cidade, o Lixo que não é Lixo, a implantação de parques e a criação da Cidade Industrial de Curitiba, o urbanista forneceu o roteiro para as cidades do futuro. Sempre atento à gestão sustentável da cidade, ele consolidou seu projeto entre 1979–1983 e 1989–1992, quando foi eleito prefeito de Curitiba por mais duas vezes.
Lerner morreu dia 27 de maio, aos 83 anos, mas suas ideias estão consolidadas mundo afora. Em maior ou menor grau, quase todas as capitais de outros estados copiaram alguns de seus projetos. Como urbanista, Lerner também desenvolveu planos exclusivos para as seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói. Fora do país, prestou assessoria internacional para Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Shangai (China), Havana (Cuba) e Seul (Coreia do Sul).
Mais de 200 cidades em todo o mundo usam modelo do BRT inventado por Lerner
Sua ideia mais copiada foi a do transporte público que trafega por canaleta exclusiva. O conceito internacionalizou-se como BRT (Bus Rapid Transit) e hoje existe em 226 cidades mundo afora. Em defesa de sua invenção, Lerner sempre combateu projetos de metrô. Dizia que o sistema de transporte que trafega por túneis subterrâneos representa o passado e que o BRT é o futuro.
Em 2015, Jaime Lerner comemorou 50 anos de arquitetura e urbanismo com uma exposição. Nela foi revelada uma paixão sutil do arquiteto pelo concreto aparente. O material foi destaque na residência que ele projetou para morar, e que hoje abriga a Jaime Lerner Arquitetos Associados e o Instituto Jaime Lerner.
Além dos projetos, Jaime Lerner também deixa como legado seu livro Acupuntura Urbana (Travessa dos Editores, 128 páginas). A obra reúne seus pensamentos sobre como corrigir erros urbanísticos das cidades. Publicado pela primeira vez em 2003, o livro foi relançado em 2019, com uma edição revisada e ampliada pelo autor. Uma frase destacada em Acupuntura Urbana resume também o que Lerner pensava sobre as metrópoles: “A cidade não é o problema, a cidade é a solução.”
Entrevistado
Reportagem com base em publicações do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e do Instituto Jaime Lerner, além do conteúdo do filme “Jaime Lerner – Uma História de Sonhos”.
Contato
contato@jaimelerner.com
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.