Governo de Mato Grosso do Sul planeja utilizar pavimento de concreto em rodovias
Secretário da Seilog visitou obra similar no Paraná para ver os resultados
De acordo com o governo de Mato Grosso do Sul, o estado, atualmente, não possui nenhuma rodovia construída com pavimento rígido de concreto, mas essa realidade está prestes a mudar. É o que garante o representante da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo. “É uma modernidade em termos de pavimentação que o governador Eduardo Riedel quer usar em nosso estado, principalmente nas regiões produtoras onde existe muito movimento de caminhões com cargas pesadas.”
Para observar de perto as vantagens do pavimento rígido, o secretário realizou uma visita técnica à rodovia paranaense PRC-280, no início de agosto, ao lado dos diretores da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). O objetivo foi ver detalhes da estrada, que passou por uma obra de restauração finalizada recentemente, para a aplicação do pavimento de concreto em um trecho de cerca de 60 km entre as cidades de Palmas (PR) e General Carneiro (PR), no acesso a Santa Catarina. A via, que liga o Sudoeste paranaense ao Porto de Paranaguá, é considerada um dos principais corredores logísticos do estado.
“Nessa rodovia, foi utilizada a técnica whitetopping, que consiste na restauração do pavimento onde a estrutura existente (asfalto) foi aproveitada como base para a implantação de uma camada rígida de concreto, que dá maior durabilidade, maior resistência e maior capacidade de tráfego”, explica o diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul, Dalvim Romão Junior. “A expectativa é implementar isso em nosso estado”, reafirma o executivo, referindo-se ao Mato Grosso do Sul.
Cidades do Nordeste ampliam investimento em pavimento de concreto
Pavimento de concreto será implementado em 242 km de vias no DF
Prefeitura de Manaus utiliza pavimento de concreto em região portuária
O secretário Peluffo já havia adiantado, no final de junho, que a partir de setembro a revitalização das estradas de MS seria prioridade do governo, principalmente com o investimento na construção de estradas de concreto, por serem mais resistentes ao peso dos grandes veículos e às alterações climáticas – e para atender à demanda da expansão industrial do estado, particularmente no ramo da celulose e do minério.
No entanto, a equipe de comunicação da Seilog, de MS, explicou que ainda não há uma previsão de quando as obras serão colocadas em prática, de fato, e que a equipe responsável está estudando a viabilidade da utilização do método em “projetos futuros de restauração de rodovias no estado”.
O uso do pavimento rígido vem ganhando cada vez mais espaço em ruas e estradas pelo país, já sendo muito comum em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Segundo os especialistas, a técnica tem baixo custo de manutenção e oferece vida útil de até 20 anos, proporcionando maior resistência em relação ao tráfego pesado, mais segurança contra derrapagens e melhores condições de drenagem de águas da chuva.
Fontes
Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog)
Hélio Peluffo, secretário da Seilog
Dalvim Romão Junior, diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.