Europa é aconselhada a substituir asfalto por concreto nas estradas
Novas medições da EUPAVE mostram que emissão de CO₂ é ainda mais baixa que o revelado em estudos anteriores
O mais recente estudo da EUPAVE (European Concrete Paving Association [Associação Europeia de Pavimento de Concreto]) recomenda aos países-membros que, ao abrirem novas rodovias ou restaurarem as já existentes, optem pelo concreto em vez do asfalto. A sugestão está ligada às novas medições apresentadas pelo organismo, que mostram que 1 m2 de superfície de concreto, em comparação ao asfalto, ajuda a impedir a emissão de 22,5 kg de CO2 na atmosfera.
A análise diz ainda que o pavimento de concreto ajuda a minimizar a emissão causada pela indústria de cimento na Europa. “O concreto usado nas estradas compensa, em média, 45% do CO2 emitido pela mesma quantidade de cimento produzido nas fábricas”, afirma o relatório da EUPAVE intitulado “Estradas de concreto podem fortemente contribuir para a redução das emissões de CO₂ do transporte rodoviário”. O estudo elenca outras vantagens relacionadas ao pavimento de concreto.
Entre elas, que em 1 quilômetro de uma rodovia asfaltada são necessários 20 postes de iluminação para que ela ofereça o mesmo nível de visibilidade de uma estrada com piso rígido. No pavimento de concreto, o trecho de 1 quilômetro requer 14 postes de iluminação. A EUPAVE se baseou em uma experiência realizada no Canadá. “A refletividade superior do concreto permite gerar economia nos custos de iluminação de ruas e rodovias. Em Quebec-Canadá, rodovias com pavimento de concreto geram economia de 30% a 35% no custo da iluminação pública”, cita o organismo europeu.
Uso de resíduos no pavimento rígido está em teste na Holanda, no Reino Unido e na Austrália
O estudo também avalia que o concreto é melhor para agregar resíduos em pavimentos, como borracha moída de pneus velhos, entulhos da construção e plástico reciclado. Pesquisa financiada pela Volvo Construction Equipment estima que até 2050 as rodovias e as avenidas espalhadas pelo mundo serão construídas em cima de conceitos rígidos de sustentabilidade. Por isso, precisarão incorporar resíduos em sua composição. Na Holanda, por exemplo, está em teste o PlasticRoad.
Trata-se de plástico reciclado agregado a placas pré-moldadas de concreto para a construção de estradas modulares. O primeiro trecho foi instalado em 30 metros de uma ciclovia em Zwolle, cidade localizada no leste holandês. A expectativa é de que em 5 anos a mesma tecnologia possa ser transferida para as estradas, trazendo a construção industrializada e os pré-fabricados definitivamente para dentro da engenharia de rodovias.
Outra tecnologia em desenvolvimento avança no Reino Unido, em uma pesquisa em conjunto entre as universidades de Bath, Cardiff e Cambridge. O objetivo é construir estradas do futuro com concreto autocicatrizante, a fim de estender a vida útil de um pavimento para além de 50 anos. As projeções são de que a economia gerada pela baixíssima manutenção reduziria o custo de uma rodovia em até 50%.
Na Austrália, pesquisadores da RMIT University, localizada em Melbourne, estão focados no desenvolvimento de outra tecnologia que possa ser agregada ao pavimento de concreto. Ela envolve resíduos de pneus e entulhos da construção civil. O objetivo é criar um pavimento urbano alternativo para ruas onde predomina o tráfego de veículos leves.
Veja vídeo da EUPAVE sobre pavimento de concreto
Entrevistado
EUPAVE (European Concrete Paving Association [Associação Europeia de Pavimento de Concreto]) (via assessoria de imprensa)
Contato
info@eupave.eu
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.