Como a taxa Selic a 13,75% afeta o setor da construção

Sem alterações desde agosto de 2022, índice prejudica desempenho na atividade produtiva

Em uma reunião realizada no dia 21 de junho, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu manter a taxa de juros Selic em 13,75% ao ano. Desde janeiro de 2021, o índice sofreu aumento por 12 vezes consecutivas, chegando ao patamar atual em agosto de 2022 e mantendo a porcentagem até hoje.

Mas em qual proporção a taxa, que é a maior em seis anos e meio, interfere na indústria da construção? De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a decisão de manter a Selic a 13,75% impacta diretamente o setor. Em nota oficial, a entidade diz lamentar que a taxa seja mantida, mais uma vez, nesse patamar “exorbitante”. “Isso está claramente afetando o desempenho da atividade produtiva no país, justamente ela que gera renda e emprego. Particularmente, a indústria da construção está sendo muito impactada por esse juro elevado.”

Copom manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano. Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A CBIC afirma que deve revisar a projeção de crescimento do setor para 2023. “O cenário com menor pressão inflacionária, a melhoria das expectativas e a redução de incertezas com a aprovação do arcabouço fiscal pela Câmara dos Deputados demonstra que ou reduzimos os juros ou continuaremos a atrasar o crescimento do país.”

Dados dos Indicadores Imobiliários Nacionais revelam que os lançamentos imobiliários recuaram 44,4% nos primeiros três meses de 2023 em relação ao 4º trimestre de 2022. Se a comparação for em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 30,2%. “A taxa de juros elevada é o principal problema que vem sendo enfrentado pelos empresários da construção civil”, diz a economista Ieda Vasconcelos, da CBIC. “É certo que no atual patamar a taxa desestimula os investimentos produtivos. O desempenho do mercado imobiliário reflete isso.” 

Em relação aos dados do PIB referentes ao 1º trimestre de 2023, em comparação ao trimestre imediatamente anterior, a economista destaca que foi observada uma queda importante na construção civil: o setor, pelo segundo trimestre consecutivo, apresentou retração.

“De janeiro a março de 2023, o recuo foi de 0,8% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o que contribuiu para o recuo da Formação Bruta de Capital Fixo. Assim, a taxa de investimento do país, nos primeiros meses do ano, foi de 17,7%, enquanto em igual período do ano passado foi de 18,4%. Ou seja, os investimentos estão em compasso de espera“, explica a especialista. 
Vale lembrar que, em 26 de junho, após a divulgação da ata da última reunião do Copom, e com a sinalização de que há espaço para o início do corte da taxa básica de juros a partir do próximo encontro (em agosto), o Boletim Focus revisou para baixo as projeções para a Selic, que passou de 12,25% para 12% ao ano, em 2023. O relatório manteve o índice de 9,5% para 2024 e de 9% para 2025, e baixou de 8,75% para 8,63% em 2026.

Fontes
Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom
Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience 



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo