Arábia Saudita vai construir um dos maiores aeroportos do mundo
Construção deverá ter 57 km², energia renovável e certificação LEED Platinum
Nos últimos anos, a Arábia Saudita fez muitos esforços para diversificar sua economia – que ainda é bastante focada no petróleo. E uma das formas de conquistar esta meta é através do turismo. Anteriormente, apenas aqueles com vistos de negócios, peregrinos religiosos e trabalhadores expatriados podiam visitar o país. Em 2019, a Arábia Saudita decidiu liberar vistos de turistas. No ano seguinte, permitiu a entrada de turistas com vistos existentes nos EUA, Reino Unido e Espaço Schengen. Com este foco em aumentar o turismo local, um dos planos é construir o Aeroporto Internacional Rei Salomão (King Salman International Airport), que ficará localizado na capital Riyadh e promete ser um dos maiores do mundo.
O aeroporto terá seis pistas paralelas, o que possibilitará a passagem de 185 milhões de pessoas anualmente até 2050. Construído sobre o atual Aeroporto Internacional King Khalid, ele terá 57 km², e deve ser projetado pelos arquitetos Foster + Partners, que venceram uma competição internacional. Os terminais existentes deverão ser mantidos. Também incluirá 12 km² de instalações de apoio aeroportuário, instalações residenciais e recreativas, lojas de varejo e outros imóveis logísticos.
De acordo com Luke Fox, chefe de estúdio da Foster + Partners, o aeroporto “reimaginará o terminal tradicional como um único saguão servido por várias entradas. O terminal tem muito a ver com o seu lugar e conecta os passageiros às experiências sensoriais da cidade, com elementos naturais, luz temperada e instalações de última geração.”.
Seif A. Bahaa Eldin, sócio sênior da Foster + Partners, acrescentou: “Este desenvolvimento visionário desempenhará um papel importante na transformação da cidade em um centro global de criatividade e inovação”.
Aumento de capacidade
Até 2030, o aeroporto quer transportar 120 milhões de passageiros por ano, antes de aumentar 50% nas próximas duas décadas. O plano é movimentar 3,5 milhões de toneladas de carga por ano até 2050. Seif A. Bahaa Eldin, sócio sênior da Foster + Partners, disse em comunicado que o objetivo é que o aeroporto ajude Riad a se tornar um “centro global de criatividade e inovação.”
Sustentabilidade
A exemplo de muitas construções que foram feitas para a Copa do Qatar, uma das características deste novo aeroporto é a sustentabilidade. A ideia é que ele seja tão sustentável quanto um edifício que atende à indústria da aviação pode ser – com energia renovável e uma certificação LEED Platinum (Liderança em Energia e Design Ambiental).
Contato: press@fosterandpartners.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.