Aquário Pantanal vira obra relevante de Ruy Ohtake
Projetada pelo arquiteto, construção na cidade de Campo Grande conta com a assessoria técnica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Projetada pelo arquiteto, construção na cidade de Campo Grande conta com a assessoria técnica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Por: Altair Santos
O Aquário Pantanal é atualmente o projeto que mais mobiliza o renomado arquiteto Ruy Ohtake. É ele quem assina a obra, que entrou na reta final de execução. A previsão é que seja inaugurada em outubro de 2014, em Campo Grande-MS, nas comemorações dos 37 anos de emancipação do Mato Grosso do Sul. Para que tudo saia minuciosamente como planejou, Ohtake tem visitado a construção de 15 em 15 dias. “Se perguntarem qual o meu melhor projeto, digo sempre que é o que está em andamento. Que filho você mais gosta? Arquiteto é mais ou menos parecido. Nós temos que nos habituar em ser um pouco mais ousados”, diz, falando do Aquário Pantanal.
O projeto é complexo e, por isso, impôs desafios à engenharia. Com 17 mil m² de área construída, a obra localiza-se no Parque das Nações Indígenas e é financiando pelo governo sul-matogrossense. O custo estimado é de R$ 80 milhões e conta com a assessoria técnica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Na fase de concretagem, a PhD Engenharia, do professor-doutor Paulo Helene, também foi contratada para orientar na estrutura do material a ser usado na construção. A resistência à compressão foi fator determinante na escolha do concreto, já que as paredes dos 16 grandes aquários que o prédio irá abrigar deverão suportar 4.275.000 litros de água.
A princípio optou-se pelo uso do concreto convencional (CCV) com resistência à compressão de 35 MPa. Porém, falhas na concretagem, com o aparecimento de nichos e mudança de tonalidade do concreto, levaram à mudança no tipo do material. Estudos da UFMS, com a orientação do especialista Paulo Helene, concluíram que o concreto autoadensável (CAA) com fck de 50 MPa, seria a solução ideal. A aplicação do CAA, porém, exigiu treinamento da mão de obra e revisão na estanqueidade das fôrmas. Nas primeiras aplicações, houve vazamento do material. A complexidade das peças também requereu que o concreto usasse pedriscos de 12,5 mm, em vez de brita 1, de 18 mm.
Concreto autoadensável acelerou obra
Resolvidos os impasses em relação à concretagem, o uso de CAA acelerou a obra. Com o concreto convencional, um caminhão-betoneira levava até meia hora para descarregar todo o volume. Com o autoadensável, o tempo reduziu para 12 minutos. Por causa da esbelteza das peças, muitas delas receberam 100% de CAA. A concentração de armaduras também inviabilizou o uso de concreto convencional. A construção recebeu 15 mil m³ de concreto, dos quais 75% na forma de autoadensável. Os dados fazem parte de relatório apresentado pelo curso de graduação em engenharia civil da UFMS, durante o 1º Congresso Brasileiro de Patologia das Construções, que aconteceu em Foz do Iguaçu-PR, de 21 a 23 de maio de 2014.
Ruy Ohtake acompanhou os estudos na UFMS e teve contato direto com os alunos da universidade. Ele explica por que escolheu a forma de elipse para a arquitetura do Aquário Pantanal. “Por que uma elipse? É um formato bonito. É instigante, todo mundo quer saber o que será ali. É uma forma inovadora, não tem nada parecido no mundo”, disse, em palestra aos estudantes. O complexo irá receber 263 espécies da fauna aquática da região e será o maior aquário de água doce do mundo.
Entrevistados
Arquiteto Ruy Ohtake
Engenheiro-doutor Paulo Helene
Engenheira civil e professora da UFMS, Sandra Regina Bertocini
Contatos
instituto@institutotomieohtake.org.br
paulo.helene@concretophd.com.br
sandra.bertocini@gmail.com
Crédito Foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.