ABNT apresenta norma ESG no 64° Congresso Brasileiro do Concreto

ABNT PR 2030 traz conceitos, orientações e critérios de avaliação para as organizações

ABNT e o IBRACON firmaram uma parceria para oferecer cursos de ESG.
Crédito: Envato

Em outubro, Mario William Esper, presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), participou como representante da entidade no 64° Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).

Durante o evento, Esper destacou a relevância da indústria da construção civil, com especial ênfase no setor do concreto. “De 2019 a 2022, nossa entidade lançou 2.591 normas. Deste total, 272, ou seja mais de 10%, são referentes à construção civil”, ressaltou. 

Nesta edição, o congresso teve como tema “Concretizando a inovação e a sustentabilidade” e promoveu discussões a respeito de assuntos como metodologias construtivas, gestão e normalização, materiais e suas propriedades, análise estrutural e sustentabilidade.

Norma ESG

De acordo com Esper, a ABNT e o IBRACON assinaram um termo de cooperação para desenvolver normas na área de concreto e, principalmente, aquelas que impactam mudanças climáticas. 

“Durante o IBRACON, apresentamos a norma ESG (ABNT PR 2030), que foi lançada em 2022 e foi muito bem aceita. Estamos trabalhando em conjunto nesse tema de sustentabilidade e mudanças climáticas. Esse é o assunto do momento,”, afirma Esper.

Esta norma estabelece conceitos, diretrizes, critérios de avaliação e orientações para organizações no contexto da agenda ESG (ambiental, social e de governança). Trata-se de um documento normativo pioneiro não apenas no Brasil, mas também no cenário global relacionado a ESG. Embora não seja uma lei, essa norma serve como uma orientação para as empresas do país. O documento faz referência à Agenda 2030 da ONU, que estabelece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Para disseminar a norma, a ABNT e o IBRACON firmaram uma parceria para oferecer cursos de ESG para os associados do IBRACON, segundo Esper.

NBR 6118

No Congresso do IBRACON, Esper também lembrou o recente lançamento da edição revisada da NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto, que foi a primeira norma técnica do Brasil, publicada em 1940. Esse projeto de revisão, iniciado em 2018, cancelará e substituirá a NBR 6118:2014 por completo. “A ABNT e o IBRACON firmaram uma parceria muito forte na revisão desta norma”, lembra Esper.

A revisão se fez necessária por tratar de um assunto (Projeto de Estruturas de Concreto) que está em constante evolução tecnológica, tanto nas pesquisas como nas aplicações práticas, bem como no desenvolvimento de novas metodologias e de novos materiais.

Nesta revisão, a base de 2014 foi mantida. Ao todo, foram analisadas 182 sugestões nas plenárias, dentre as quais 134 foram aprovadas. A grande maioria das novidades consiste na introdução de textos e figuras, certas vezes com a imposição de limites, cujo objetivo é esclarecer os procedimentos e requisitos. “Não há alterações significativas nas metodologias e formulações atuais, com exceção para concretos de alta resistência, em que foi introduzido um novo coeficiente de fragilidade, baseado no código-modelo europeu” informaram a engenheira Suely B. Bueno, diretora de Normas Técnicas da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), e Alio Kimura, diretor-adjunto de Normas Técnicas da ABECE, em entrevista ao Massa Cinzenta. 

Entrevistados

Mario William Esper é presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A engenheira Suely B. Bueno é diretora de Normas Técnicas da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) e coordenadora da CE-002:124.015 – Comissão de Estudo de Estruturas de Concreto – Projeto e Execução, que revisou a NBR 6118. 

O engenheiro Alio Kimura é diretor-adjunto de Normas Técnicas da ABECE e secretário da CE-002:124.015.

Contatos
ABECE: prefixo@prefixocomunicacao.com.br
ABNT Assessoria de imprensa – daniela.nogueira@fsb.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo