Manual Bloco Certo orienta a construir com qualidade
Parceria entre Gai Blocos de Concreto, Cia. de Cimento Itambé e ABCP ajuda a propagar as vantagens de usar blocos da família 11,5 na alvenaria
Parceria entre Gai Blocos de Concreto, Cia. de Cimento Itambé e ABCP ajuda a propagar as vantagens de usar blocos da família 11,5 na alvenaria
O manual traz dicas úteis e informações importantes para orientar a aplicação adequada do sistema, garantindo maior eficiência e qualidade do serviço. O guia serve como material de apoio, mas é indispensável o acompanhamento de um engenheiro civil para garantir a aplicação correta do que é descrito no manual Bloco Certo. “O sistema, complementado com o manual, apresenta flexibilidade de uso. Sua facilidade de modulação permite atingir desde pequenas construções até as de alto nível de complexidade”, explica Jorge Gai, diretor da Gai Blocos de Concreto.
A opção pela família 11,5 de blocos de concreto se deve à facilidade de modulação, praticidade e versatilidade no sistema, o que possibilita entregar a melhor relação custo x benefício quando o assunto é alvenaria. “No geral, construir com blocos de concreto sempre é mais vantajoso. Mas com o sistema Bloco Certo, os níveis de economia, produtividade e sustentabilidade (obra limpa) são aumentados. A praticidade do sistema, composto por quatro peças-base, permite levantar a alvenaria como se fosse um LEGO®, de forma simplificada”, diz Jorge Tadeu Gai.
Três vezes mais produtividade
Comparativamente à alvenaria convencional, que utiliza blocos cerâmicos, o sistema Bloco Certo triplica os ganhos de produtividade no canteiro de obras. Além disso, há a economia com revestimento, o que impacta significativamente no valor final da construção. Sem contar que um profissional consegue produzir em média 30 m² por dia de alvenaria. No entanto, é preciso estar atento à qualidade dos blocos de concreto. Fabricantes que possuem o Selo de Qualidade ABCP e que estejam inscritos no Programa Setorial de Qualidade (PSQ) têm a garantia de que estão oferecendo produtos certificados.
A importância de adquirir blocos de concreto com qualidade e contratar mão de obra que conheça o sistema Bloco Certo facilita na modulação, no uso de gabaritos de portas e janelas e também nas instalações hidráulicas e elétricas. “As vergas e contra vergas são facilmente executadas através das canaletas, agilizando o processo da alvenaria. As instalações podem ser embutidas nos vazios dos blocos, tornando a obra muito mais limpa e organizada”, destaca Jorge Tadeu Gai, salientando ainda que a família 11,5 atende aos requisitos mínimos da Norma de Desempenho (ABNT NBR 11575). Basta seguir o manual Bloco Certo. Para solicitar a versão em pdf, envie email para a Assessoria Técnica da Cia. de Cimento Itambé – asstec@cimentoitambe.com.br.
Entrevistado
Jorge Tadeu Gai, diretor da Gai Blocos de Concreto
Contato: jorge@gai.com.br
Crédito Foto: Gai Blocos de Concreto
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.