Sri Lanka constrói maior edifício-jardim do mundo
Torre com 46 andares e 164 apartamentos se destaca pelos imensos terraços com plantas e por atender conceitos internacionais de sustentabilidade
Torre com 46 andares e 164 apartamentos se destaca pelos imensos terraços com plantas e por atender conceitos internacionais de sustentabilidade
Por: Altair Santos
Situado em uma ilha ao sul da Índia, o Sri Lanka, até então, era conhecido como um país ideal para quem procura turismo exótico. Desde 2014, porém, passou a chamar a atenção da construção civil e da arquitetura. Nos arredores da capital Colombo está nascendo o maior edifício-jardim do mundo. A torre com 46 andares e 164 apartamentos se destaca pelos imensos terraços com plantas. Uma equipe de paisagistas escolherá criteriosamente a ornamentação, para que ela cumpra a função de refrigerar o ambiente, já que o Sri Lanka tem temperatura média anual de 27 °C. Além disso, o prédio atenderá conceitos internacionais de sustentabilidade para credenciar-se com um exemplo global de prédio-verde.
A um custo equivalente a R$ 165 milhões, o Clear Point Residence – nome do edifício – foi projetado pelo escritório Milroy Perera Associates e sua construção está a cargo da Mäga Engineering. Para conseguir a certificação LEED Platinum – o mais alto nível dos selos de sustentabilidade -, a edificação ganhou uma central de concreto em seu canteiro de obras para processar os quase 60 mil m³ de material que serão consumidos por suas estruturas. O cimento e o concreto usados para erguer o prédio precisam comprovar a baixa emissão de dióxido de carbono. Além disso, sistemas de reúso de água e de baixo consumo de energia elétrica fazem parte do projeto da torre verde.
A água utilizada nos chuveiros, nas pias e nas lavanderias será levada a uma estação de tratamento instalada no prédio e, em seguida, misturada à água da chuva. O volume coletado e armazenado servirá para as descargas dos banheiros e ao sistema de irrigação dos jardins. A variedade de plantas e árvores a serem plantadas nos terraços também irá agregar ao perfil do empreendimento. Paisagistas foram contratados para pensar em variedades com folhas que atuem como filtros e ainda funcionem como um ar-condicionado natural dos apartamentos. Os moradores também terão o direito de definir as plantas que querem em seus imóveis.
Pelo projeto do prédio, que deverá ter sua construção finalizada no início de 2016, 45% da água utilizada nele será de reúso ou captada da chuva. “Em última instância, o objetivo é criar um espaço onde você pode não só conviver diretamente com o meio ambiente, mas contribuir ativamente com o uso sustentável de seus recursos”, diz o arquiteto Milroy Perera, lembrando que ventilação e insolação também foram fatores estudados pelos projetistas. A angulação do prédio permitirá aproveitar o máximo de iluminação natural e das correntes de vento da cidade de Colombo. “O foco principal de cada apartamento será o de proporcionar uma atmosfera e um sentimento, a cada morador, de que ele estivesse residindo em uma casa com quintal”, completa Milroy Perera.
Entrevistado
Arquiteto Milroy Perera e Mäga Engineering (via assessoria de imprensa)
Contato: info@clearpointresidencies.com
Crédito fotos: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.