Legado de Niemeyer aquece turismo arquitetônico
Para quem cultua as obras do arquiteto, Brasília é parada obrigatória. Estima-se que mais de 300 mil europeus visitem a capital federal por ano.
Para quem cultua obras do arquiteto, Brasília é parada obrigatória. Estima-se que, até 2018, mais de 300 mil estrangeiros visitem a capital federal por ano
Por: Altair Santos
Nos próximos cinco anos, Brasília espera se equiparar ao que hoje Barcelona representa para o turismo arquitetônico mundial. Na cidade espanhola, são as obras do arquiteto Gaudi que atraem milhares de visitantes anualmente. Na capital federal, a expectativa é que o legado de Oscar Niemeyer estimule a vinda de mais estrangeiros ao país. De certa forma, isso já ocorre. Entre 2008 e 2012, Brasília teve um aumento de 359% no fluxo de turistas, segundo dados da Fundação Barcelona Media – recentemente contratada pelo Sebrae Centro Oeste para desenvolver o plano de desenvolvimento turístico do Brasil Central.
A meta é que os atuais 105 mil visitantes que desembarcam em Brasília anualmente para realizar turismo arquitetônico saltem para 300 mil até 2018. Para que isso aconteça, está ocorrendo uma união de esforços para valorizar as obras de Niemeyer na cidade.
Decidiu-se recentemente, através da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, que, em conjunto com a Universidade de Brasília e o Brasília Convention & Visitors Bureau, será implantado um observatório com capacidade de diagnosticar falhas e propor melhorias para o roteiro arquitetônico da capital.
Isso vai desde mapear os turistas que viajam a Brasília, com a prioridade de visitar as obras de Niemeyer, até elaborar um projeto de preservação e de incentivo à construção de projetos que o arquiteto deixou engavetado.
Entre eles, o Memorial João Goulart. “Há ainda muitos projetos desenhados que podem vir a se concretizar, mas como são obras públicas, dependemos do interesse do governo local”, afirma Delfim da Costa Almeida, secretário executivo do Brasília Convention & Visitors Bureau.
Segundo o especialista, o turismo arquitetônico gera 50 mil empregos diretos e indiretos na capital federal. Dados do Brasília Convention & Visitors Bureau mostram também que a Catedral Metropolitana é a obra mais procurada pelos turistas que querem visitar o legado de Niemeyer.
Ainda segundo o organismo, franceses e alemães são os estrangeiros que mais se deslocam à capital federal em busca desta modalidade de turismo. Estima-se que o arquiteto, que morreu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos, tenha projetado cerca de 100 obras para Brasília. No entanto, apenas metade delas se transformou em marco para a construção civil mundial.
Confira guia com as principais obras de Niemeyer em Brasília: clique aqui
Entrevistado
Delfim da Costa Almeida, secretário executivo do Brasília Convention & Visitors Bureau
Currículo
– Delfim da Costa Almeida é graduado em economia, com pós-graduação em turismo pela Universidade de Brasília. Está no setor de turismo desde 1972.
– Já presidiu o Brasília Convention & Visitors Bureau, entre 2005 e 2006. Foi também presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo no Centro Oeste (Adetur) e secretário de turismo do Distrito Federal, em 2010.
– Atualmente é membro do Condetur (Conselho de Desenvolvimento do Turismo no DF).
Contato: delfim@brasiliaconvention.com.br
Créditos foto: Divulgação /Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.