Laje irregular desaba em Itapecerica da Serra
Rompimento da estrutura deixou nove mortos e mais de 30 feridos
O galpão de uma empresa que faz venda e locação de contêiners desabou em Itapecerica da Serra (SP), durante o mês de setembro. A Polícia Militar divulgou que, no momento do acidente, ocorria uma reunião com mais de 60 pessoas no local. O acidente deixou nove mortos e 31 pessoas feridas.
O desabamento ocorreu com o rompimento da laje de um mezanino com auditório. Na ocasião, uma arquibancada foi montada no mezanino para receber os visitantes e acabou desabando com o restante da estrutura, momentos antes da reunião terminar.
De acordo com Clémenceau Chiabi Saliba Jr., presidente do Conselho do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) Nacional, as prováveis causas deste tipo de ocorrência podem ser relacionadas aos seguintes fatores:
– falha no projeto e/ou execução da obra;
– uso inadequado, manutenção ineficiente e/ou desgaste não avaliado de elementos de construção;
– eventos naturais ou externos imprevisíveis, como um veículo bater em um pilar da edificação, vendavais, alagamentos, etc.
No entanto, para uma correta determinação da causa, há necessidade de avaliação por meio de um trabalho pericial mais aprofundado. “Além da vistoria ao local, a coleta e análise de todas as informações disponíveis, como projetos, licenças, fotos e vídeos históricos e registros de manutenção são de fundamental importância. Para se concluir, poderá haver ainda a necessidade de realização de ensaios nos materiais, como por exemplo, a resistência do concreto”, explica Saliba Jr.
A Prefeitura de Itapecerica da Serra divulgou que o espaço foi modificado de uso comercial para industrial sem obter as autorizações necessárias, incluindo a do Corpo de Bombeiros.
Construção em área de proteção e recuperação aos mananciais
Segundo informações da Prefeitura de Itapecerica da Serra, o galpão está em uma área de proteção e recuperação de mananciais e que, por isso, é necessário um licenciamento da Cetesb (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) antes da autorização municipal. No entanto, o projeto aprovado pela estatal acabou “irregularmente alterado” pelo proprietário.
Saliba Jr. pontua que construir nessas áreas é bem mais delicado e complexo que em outras, sendo necessário a solicitação de alvará e autorização junto à CETESB, fundamentada em documentos e estudos técnicos específicos.
“No entanto, se seguidos corretamente os parâmetros técnicos de projeto e execução da obra, entendemos não existir influência do local da construção quanto a desabamento”, aponta Saliba Jr.
Manutenções
Para evitar acidentes deste porte, Saliba Jr. recomenda realizar a Inspeção Predial periódica na edificação, a fim de orientar quanto as manutenções que devem ser realizadas e em qual período.
Entrevistado
Clémenceau Chiabi Saliba Jr. é presidente do Conselho do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) Nacional
Contato
secretaria@ibape-sp.org.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.