Laboratório de alta tecnologia para a Construção Civil é construído no RJ
Local realiza ensaios das normas de desempenho, análises técnicas e acústicas completas
Foi inaugurado o Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI, na cidade de Três Rios (RJ). Trata-se de um laboratório de alta tecnologia que atenderá todo o Brasil com ensaios das normas de desempenho, análises técnicas e acústicas completas.
O laboratório é o primeiro no estado do Rio e o terceiro do país a realizar as análises e ensaios técnicos em câmara acústica, que permite a realização através de protótipos a serem aplicados na obra antes de iniciar. Há ensaios que avaliam também a resistência de guarda-corpo, estanqueidade das esquadrias (se veda a entrada de chuva e vento), permeabilidade das paredes, conforto térmico e de luminosidade, certificando empreendimentos como mais eficientes e seguros. Em novembro de 2023, o laboratório passará também a fazer testes de resistência a fogo, estudos sobre chamas, fumaça e resíduos.
“Nós conseguimos realizar ensaios desde o início da obra, como a parte de estudo do solo, até a entrega final que são os ensaios de desempenho. Antes da obra ser entregue, ela precisa ser avaliada conforme os requisitos da Norma de Desempenho (NBR 15.575). Hoje o laboratório está bem completo – lá conseguimos fazer materiais como blocos de concreto e cerâmicos, agregados, além do próprio concreto”, revela Thais Guirau, especialista em Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI.
Antes da construção do laboratório, os testes eram realizados in loco, em diversos estados. “Anteriormente, por exemplo, nós fazíamos o ensaio de acústica no local. No entanto, se não fosse aprovado, o custo para fazer uma adequação era muito maior. Com esse laboratório, conseguimos antecipar tudo o que vai ser construído. Para a construtora, o teste em laboratório já vai garantir que aquilo que será construído atenderá à norma. Com relação à acústica, por exemplo, a construtora constrói a parede e nós realizamos todos os ensaios. Se por acaso não passar, a empresa consegue melhorar seu sistema construtivo antes”, aponta Thais.
Para Thais, o fato de as empresas poderem antecipar aquilo que irão construir é uma garantia para elas, principalmente com relação à questão da segurança. “Nós fizemos um estudo que mostrou que 65% dos guarda-corpos que nós ensaiávamos não passavam. É um número alarmante. E não é uma questão que se refere somente ao atendimento da norma, mas também à segurança das construções”, pontua a especialista.
Em termos de equipamento, segundo Thais, ele é um dos mais avançados. “Trouxemos o que tinha de mais avançado no mercado – a parte de acústica, por exemplo, veio da Dinamarca”, concluiu.
Fontes:
Thais Guirau é especialista em Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI.
Contatos:
Assessoria de imprensa Firjan SENAI: nrrocha@firjan.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.