23/01/2024

Itambé lança websérie original e exclusiva sobre cimento

Dividido em 9 episódios, projeto destaca os diferenciais da empresa e mostra cada etapa de produção

Processo de produção do cimento Itambé é tema de websérie.
Crédito: Cimento Itambé

Apresentar o mundo do cimento de uma forma inédita e arrebatadora. É o que pretende a Itambé com a websérie “Cimento. Uma Grande Obra”, composta por 9 episódios lançados de agosto a novembro de 2023 em suas plataformas digitais – e que já acumulou aproximadamente 700.000 visualizações, tanto no YouTube quanto nas redes sociais.

A superprodução conta com imagens cinematográficas, entrevistas com especialistas da empresa e detalhes sobre o processo de produção do cimento, que ressalta os diferenciais da Itambé e fazem com que a companhia, inaugurada há 47 anos, permaneça até hoje como uma das mais importantes do mercado da construção.

Rafael Mattioli, fundador da Legs Consultoria, foi responsável pelo conceito,  identidade visual e roteiro da websérie, acompanhando a produção e o processo de filmagem. “A intenção da série é mostrar e reforçar a ideia de que a Itambé faz um cimento superior”, explica. “Cada capítulo aborda uma etapa de produção. Mostramos que, na maior parte delas, a Itambé faz algo diferente dos concorrentes. Quem assiste à série descobre que a Itambé adota práticas e procedimentos exclusivos e que esses diferenciais somados resultam em um cimento sem igual.”

Mattioli destaca o fato de a websérie ser 100% digital, e também a particularidade de mesclar entretenimento e conteúdo.

Imagens cinematográficas fazem parte do conceito visual da obra.
Crédito: Reprodução/websérie

Em relação à importância desta obra audiovisual para o setor da construção civil, cita o resgate do valor do cimento e de quem constrói. “Ainda existe muita desinformação sobre o cimento. Tem quem acredite que basta explodir uma rocha, moer, ensacar e vender. Nossa websérie prova que não, que a realidade é o oposto disso”, afirma Mattioli. “A fabricação do cimento Itambé envolve muita gente, muitos equipamentos, muita tecnologia. Às vezes, coisas que parecem filme de ficção científica (como o forno que alcança a temperatura de um vulcão em erupção). Apresentar isso de forma tão bonita e respeitosa é um resgate do valor desse produto e de toda a comunidade que constrói.”

Diferenciais da Itambé no cenário da construção civil

Na avaliação de Marcio Lobo, diretor comercial da Itambé, os principais diferenciais que fazem com que a empresa se mantenha no patamar atual são “a modernização do parque fabril, profissionais capacitados, comprometidos e com vasta experiência no mercado de cimento e, principalmente, entender as reais necessidades dos clientes”. Assim, segundo ele, é possível ofertar, além dos produtos, serviços que possam agregar valor tanto ao cimento quanto aos clientes.

“A Itambé sempre buscou destaque no mercado apresentando produtos de qualidade, com baixo desvio padrão e focados nas aplicações dos consumidores técnicos de cimento”, ressalta Lobo. No último episódio da websérie, ele também cita “a precisão do traço, a durabilidade e a resistência” como características obtidas por meio de altos investimentos em tecnologia.

Laboratório da Itambé ganha destaque em um dos episódios.
Crédito: Reprodução/websérie

“Queremos cada vez mais ser reconhecidos pela qualidade dos nossos produtos e serviços, e, para isso, os investimentos na nossa fábrica são constantes, com equipamentos de ponta e aperfeiçoamento dos nossos colaboradores, buscando melhor desempenho dos nossos cimentos e aumentando o coprocessamento de resíduos de outras indústrias e de resíduos urbanos, que são aqueles que não podem ser reciclados, reduzindo, assim, o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de CO2“, exemplifica Lobo.

“A indústria do cimento está sempre em busca de novas tecnologias, sejam elas para melhoria ou otimização dos produtos, redução de custos e, hoje, principalmente, na redução de emissões de CO2, onde o Brasil é um dos líderes mundiais”, completa Lobo. “A Cimento Itambé vem acompanhando e apresentando aos seus clientes e à sociedade soluções que possam colaborar com produtos mais eficientes e alinhados com questões ambientais.”

Confiança dos clientes e longas parcerias

O lançamento da websérie “Cimento. Uma Grande Obra” teve grande repercussão dentre os profissionais do setor da construção. Miguel Angelo Weschenfelder, CEO da Cimencenter, cliente da Itambé há mais de 30 anos, destacou a importância da iniciativa audiovisual. “O projeto que a Itambé utilizou, através das webséries, foi muito útil para demonstrar o processo de produção do cimento, desde sua extração, passando pela qualidade dos processos no laboratório e concluindo com o sistema comercial e logística. Nos mostrou a seriedade no processo de produção e a qualidade de cada tipo de cimento produzido.”

Ele conta que a Cimencenter utilizou os vídeos da websérie durante sua participação em uma feira de construção, em outubro do ano passado. “Foi muito legal para nosso stand, e o público gostou muito de conhecer como o cimento é produzido. Parabéns à Itambé pela iniciativa. E que venham outros.”

Marcio Lobo, diretor comercial da Itambé.
Crédito: Divulgação

Weschenfelder também destaca a conexão de sua empresa com a Itambé, que já dura mais de três décadas. “Neste período todo, passamos por muitas fases diferentes de mercado e de economia nacional, e a Itambé sempre foi parceira de nossos projetos, e a confiança em sua equipe comercial e técnica faz com que confiemos em seu produto.”

Rodrigo Dhein, gestor de estruturas pré-fabricadas da Kerbermix, enaltece o fato de a websérie apresentar o mundo do cimento de uma forma que grande parte das pessoas desconhece. “Projetos audiovisuais desse nível são um excelente meio de transmitir o que, na maioria das vezes, o grande público não vê, que é o processo como um todo, sua complexidade, seu cuidado”, avalia. “Mas o mais importante é que mostra as pessoas e seus sentimentos que são aplicados ao produto e que chegam até nós, principalmente se tratando de cimento e construção civil, que, para muitos, não passa de um produto bruto e uma atividade de processos simples.”

Dhein conta que sua relação com a Itambé teve início em 1998, quando foi contratado pela Kerbermix, que, na época, segundo ele, estava iniciando sua concreteira e ainda tinha pouco conhecimento sobre concreto usinado, apesar de já trabalhar com britagem e pré-fabricados. “A Itambé trouxe a técnica e a segurança que precisávamos para iniciarmos aquele novo desafio. Disponibilizaram seus melhores técnicos para desenvolver nossos produtos.”

Sobre os produtos oferecidos pela Itambé, Dhein diz que os considera excelentes. “Entretanto, não é somente isso que mantém nossa relação coesa até hoje, mas, sim, na minha visão, o conjunto das pessoas que fazem do processo como um todo uma relação de respeito mútuo e confiança que resiste ao tempo.”

Assista aos 9 episódios da websérie “Cimento. Uma Grande Obra”:

Capítulo 1 – Bem Mais Que Pedra

Neste primeiro capítulo, você verá imagens cinematográficas, equipamentos colossais, paisagens espaciais, aventura, adrenalina, emoção e muito mais.

Capítulo 2 – O Cimento Vem de Marte

Com este vídeo, é possível entender como uma matéria-prima superior resulta na fabricação de um cimento superior.

Capítulo 3 – Ingredientes Melhores, Cimentos Melhores

Confira a chegada do calcário à fábrica, a formação das imensas pilhas de pré-homogeneização e os testes químicos e estatísticos para a certificação da qualidade do material.

Capítulo 4 – Avaliação Sem Fim

Veja respostas sobre a importância do laboratório para a produção do cimento com o traço mais regular do mercado.

Capítulo 5 – Conhecimento e Ferramentas que Só a Gente Tem

Saiba como as técnicas e os métodos utilizados pela Itambé garantem maior precisão a todas as etapas de produção, o que resulta em um cimento melhor para os clientes.

Capítulo 6 – Um Vulcão na Fábrica

O vídeo mostra como a produção do cimento Itambé parece até ficção científica, apresentando um forno extremamente poderoso, capaz de alcançar inacreditáveis 1450 °C.

Capítulo 7 – Um Ideal em Forma de Cimento

Aqui, você pode conferir o aguardado momento em que todos os esforços das etapas anteriores resultam no cimento com o traço mais regular do mercado.

Capítulo 8 – Obrigado

Descubra que prestar o melhor serviço e o mais respeitoso tratamento é o jeito Itambé de agradecer a todos que confiam na empresa.

Capítulo 9 – Cimento High Tech

Neste último capítulo da websérie, conheça as mais modernas tecnologias que fazem do cimento Itambé um produto completamente high tech.

Fontes:
Marcio Lobo, diretor comercial da Itambé
Miguel Angelo Weschenfelder, CEO da Cimencenter
Rafael Mattioli, fundador da Legs Consultoria
Rodrigo Dhein, gestor de estruturas pré-fabricadas da Kerbermix

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience


23/01/2024

Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo