Investimento privado em infraestrutura sobe 63%, segundo Abdib
A entidade prevê R$ 372,3 bilhões entre 2025 e 2029
Os investimentos privados em infraestrutura devem totalizar R$ 372,3 bilhões no período de 2025 a 2029, de acordo com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Esse montante representa um aumento de 63,4% em relação à previsão do ano anterior, que estimava R$ 227 bilhões para o ciclo de 2024 a 2028, refletindo o progresso das concessões no Brasil. As informações são do Livro Azul da Infraestrutura, publicação anual da associação, e consideram as concessões licitadas após 2020 e os projetos com edital publicado.
Um exemplo deste aumento em investimentos em infraestrutura vem do Moveinfra, que é formado pelas empresas CCR, EcoRodovias, Hidrovias do Brasil, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo. O movimento planeja destinar aproximadamente R$ 38 bilhões, ao longo dos próximos dois anos, para obras e projetos voltados a rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos e mobilidade urbana.
Em 2022 e 2023, as empresas associadas ao MoveInfra realizaram investimentos no total de R$ 25 bilhões. Nos próximos cinco anos, a CEO do Moveinfra, Natália Marcassa, anunciou que serão destinados R$ 80 bilhões para obras e projetos de infraestrutura.
De acordo com Natália, esse investimento deverá contemplar obras como a subida da Serra das Araras (Rio de Janeiro), duplicação da capacidade da malha paulista, construção da ferrovia Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) – que levará grãos do Centro Oeste ao Porto de Santos (SP). Além disso, em Santos, Natália destacou que o Moveinfra possui investimentos no TEV (maior terminal de veículos do Brasil), no Tecon (terminal de contêineres), em líquidos no Ecoporto. Haverá também ampliação de terminais e logística no Arco Norte – haverá um investimento de mais de R$ 1 bilhão nesta região. Além de investimentos em 15 aeroportos, como o de Curitiba, por exemplo.
Lei de concessões
A CEO do Moveinfra destacou que este desenvolvimento foi possível devido à Lei de Concessões, que completará 30 anos em fevereiro de 2025. “Ela foi transformadora para a infraestrutura, abriu as portas do Brasil para os grandes investimentos privados, permitiu o aumento de toda a nossa infraestrutura de transportes, elétrica e de telecomunicações sem onerar o Estado. Entre 1990 e 2015, foram mais de US$ 70 bilhões entre vendas e transferências de participações de empresas públicas. Entre 2016 e 2024, na criação do PPI (Programa de Parcerias para Investimentos), foram realizados mais de 350 leilões, gerando R$ 1,29 trilhão em investimentos contratados”, informa Natália.
Em 2025, também completa 20 anos da lei de PPPs (parcerias público-privadas). “Só nos últimos dez anos, foram 54 projetos em aeroportos, 12 rodovias, 67 portos e terminais portuários e 6 ferrovias”, comenta a CEO do Moveinfra.
No entanto, para conseguir fazer mais, Natália acredita que é preciso manter um ambiente de estabilidade fiscal, jurídica e melhoria do ambiente de negócios. “Por conta disso, para nós, é muito importante aprovar a reforma tributária e fortalecer a regulamentação”, destaca.
Fontes
Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).
Natália Marcassa é CEO do Moveinfra.
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
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