Interior de SP terá viadutos estaiados de alta complexidade
Em São José dos Campos, projeto assinado pelo engenheiro-projetista Catão Francisco Ribeiro incorpora várias inovações construtivas
A cidade de São José dos Campos-SP anuncia o projeto com viadutos estaiados de maior complexidade da engenharia brasileira. Assinado pelo engenheiro-projetista Catão Francisco Ribeiro, que também esteve à frente da ponte da cidade de São Paulo-SP, da ponte sobre o rio Negro, em Manaus-AM, e da ponte Anita Garibaldi, em Laguna-SC – todas estaiadas -, o empreendimento vai incorporar várias inovações construtivas. “Uma das peculiaridades desta obra é que ela terá um arco em curva catenária. Será uma obra de arte especial, que vai melhorar a mobilidade urbana da região”, revela Catão Francisco Ribeiro.
O complexo de viadutos, batizado de Arco da Inovação, terá dois tabuleiros assimétricos e cada um dos 68 cabos ganhará cálculo próprio. Será a primeira estrutura viária com essas características no Brasil. Vistos de cima, os dois viadutos ficarão em formato de “x”, dando acesso a duas das principais avenidas de São José dos Campos-SP. Segundo a prefeitura da cidade paulista, na região em que os viadutos serão construídos passa, diariamente, 61,4 mil passageiros, transportados por 1,3 mil viagens de ônibus, além de 180 mil veículos. O fluxo chega a 300 mil pessoas/dia.
A ponte terá um arco com 100 metros de altura. O viaduto inferior ficará a 6 metros da pista do solo e terá 267 metros de comprimento. Já o viaduto superior ficará 8 metros acima do viaduto inferior, e terá 349 metros de extensão. O ponto mais alto do tabuleiro estará a 77 metros do cume do arco. “O desenho do projeto não leva apenas o aspecto arquitetônico e estrutural em conta, mas a melhor concepção viária para quem trafegar pelos viadutos, a fim de que os motoristas ganhem tempo ao passar pelas estruturas”, explica Catão Francisco Ribeiro, que faz questão que toda a obra seja executada em concreto protendido.
Obra deverá ser concluída em 14 meses, a partir da assinatura do contrato
Três consórcios disputam a execução dos viadutos. Um é liderado pela Construtora Queiroz Galvão S/A, outro pelo Contern-Traçado, formado pelas empresas Contern Construções e Comércio Ltda. e Traçado Construções e Serviços Ltda., e o terceiro pelo consórcio Paulitec-Cidade, formado pelas empresas Paulitec Construções Ltda. e Construtora Cidade Ltda. O edital previa um orçamento de R$ 62,9 milhões, mas as ofertas variaram entre R$ 48,7 milhões e R$ 46,8 milhões, o que significa uma economia mínima de R$ 14,2 milhões. O contrato será assinado em 15 de junho.
A expectativa é de que as obras comecem ainda no mês de junho de 2018, com o cronograma prevendo 14 meses para a conclusão do complexo viário. O empreendimento será financiado com recursos de empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “O projeto da ponte estaiada alinha técnica e estética. O megaempreendimento desponta também como importante símbolo visual de São José dos Campos, já que foi projetado pelo ‘pai das pontes estaiadas’, o engenheiro Catão Francisco Ribeiro”, destaca a prefeitura da cidade paulista.
Entrevistado
Catão Francisco Ribeiro, engenheiro civil e diretor-executivo da Enescil Engenharia de Projetos, e prefeitura de São José do Rio Preto-SP (via assessoria de imprensa)
Contatos
giselle.marinho@sjc.sp.gov.br
eng.projetos @ enescil.com.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.