Inteligência de Mercado
Veja a entrevista de Robson Alberoni, Presidente do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (IBRAMERC)
Veja a entrevista de Robson Alberoni, Presidente do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (IBRAMERC)
Em entrevista ao Itambé Empresarial, Robson Alberoni, Presidente do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (IBRAMERC), explica as vantagens da Inteligência de Mercado para as empresas crescerem com mais rentabilidade.
Itambé Empresarial – Um dos principais conceitos disponíveis atualmente no que diz respeito à gestão empresarial é o Business Intelligence; mas, o que é Inteligência de Mercado?
Robson Alberoni – Inteligência de Mercado pode ser definido como um processo de construção da inteligência ativa para ajudar nas tomadas de decisões. Estes processos envolvem o monitoramento dos mercados de atuação das empresas, clientes, concorrentes e fornecedores. Não significa que as empresas não fazem este trabalho, com certeza muitas já o fazem, porém sem terem um processo estruturado. A estruturação dos processos garante a qualidade e a disponibilização da informação trabalhada no momento certo para a pessoa certa. A IM está ligada no que acontece fora da empresa (mercado) e o BI está focado nas informações internas (transacionais).
IE – Quais são os benefícios, ou vantagens, de se ter (ou se fazer) uma Inteligência de Mercado?
Robson Alberoni – A principal vantagem é poder criar uma visão de futuro, ajudando nas tomadas de decisões que poderão influenciar no caminho de crescimento e rentabilização da empresa. Os processos de IM podem ser direcionados tanto para ações táticas quanto estratégicas.
IE – O conceito de Inteligência de Mercado (IM) está, em geral, associado à Inteligência Competitiva (IC), então, qual a diferença entre elas?
Robson Alberoni – São termos muito similares e ambos processos estão focados em ajudar a empresa a crescer com rentabilidade. Na minha opinião, podemos colocar que a IM tem um foco no mercado (clientes, setores e concorrentes) e a IC tem um foco maior na competitividade, analisando com maior ênfase os concorrentes. Porém, não podemos nos prender aos termos e sim na função da área definida pelas empresas, que deve sempre ter o foco em encontrar caminhos de crescer e rentabilizar.
IE – Qual o papel da comunicação na Inteligência de Mercado e como ela deve ser assumida?
Robson Alberoni – A comunicação, como em todos os processos, tem extrema importância na implementação e na mudança cultural. Novas áreas e novos processos devem ter uma clara comunicação dos objetivos e das vantagens de sua existência. A Inteligência de Mercado não é uma área isolada da empresa. A IM deve envolver toda a empresa na democratização da informação de forma estruturada, pois todos os funcionários têm condições de contribuir com a produção deste conhecimento.
IE – Quais são os processos de Inteligência de Mercado?
Robson Alberoni – Os processos são:
Identificação das necessidades dos tomadores de decisão;
Planejamento e coleta de informações;
Análise e formação de cenários/hipóteses;
Disseminação do conhecimento e
Checagem da aplicação do conhecimento gerado.
IE – A Inteligência de Mercado interfere no Planejamento Estratégico?
Robson Alberoni – A IM auxilia na estruturação das informações e cenários que serão utilizados pela área de Planejamento Estratégico. O processo do Planejamento Estratégico não sofre interferência da IM e sim uma complementação que possibilita uma maior interação e dinamismo.
IE – Quais são as implicações legais e éticas?
Robson Alberoni – As atividades dos profissionais de IM devem ser realizadas com respeito à ética e à legislação em vigor. Nosso trabalho é encontrar sinais dentro das informações disponíveis e de forma estruturada que possam fazer a diferença no momento da tomada de decisão. Nosso trabalho está longe de ser caracterizado como espionagem, compra de informações sigilosas, suborno, fraude, estelionato ou interceptação de correspondências e fluxos de informação. Podemos levar em consideração a seguinte situação: Se você não quer ver o seu nome envolvido em escândalo no jornal, simplesmente não faça.
IE – Como se fazer as coletas e Fontes de Informação?
Robson Alberoni – Existem diversas formas que auxiliam no processo de coleta de dados e informações. Gostaria de reforçar que a maioria das informações encontra-se dentro das próprias empresas, ou seja, cerca de 70% das informações necessárias para o processo de análise já existe dentro da própria companhia. É uma questão de transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Os processos estruturados de IM devem contribuir para isso.
As formas de coleta para auxiliar esta transformação e as fontes utilizadas são: as pesquisas de mercado, internet, coleta interna, feiras e eventos em geral, seminários e congressos. Hoje o mercado pode ser considerado a principal fonte de informação.
IE – O que se pode esperar da Inteligência de Mercado?
Robson Alberoni – Pode-se esperar a construção de processos estruturados e uso de metodologia para gerar inteligência ativa. O que significa esta inteligência ativa? Entregar o produto da inteligência antecipadamente à decisão, ou seja, informação certa, na hora certa, para a pessoa certa.
IE – Qual será a diferença do antes e depois de se fazer Inteligência de Mercado?
Robson Alberoni – A grande diferença que as empresas perceberão ao longo do tempo será na construção do domínio das informações estruturadas. As informações deixam de ser das pessoas e passam a ser da empresa.
Referência:
Créditos: Caroline Veiga
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.