Início das obras do elevado no entroncamento das BR-158 e BR-282 trará benefícios logísticos ao Oeste catarinense

Novo corredor viário vai desviar tráfego de veículos de carga do perímetro urbano de Maravilha, trazendo mais mobilidade e segurança

A construção do elevado no entroncamento das BR-158 e BR-282, em Maravilha (SC), deve se consolidar como uma das maiores obras de mobilidade do município. As melhorias em um dos pontos mais movimentados da malha rodoviária catarinense contarão com o investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 35 milhões.

A BR-158 atravessa a região de Maravilha, conectando o Norte e o Sul do país, sendo a principal rota para o transporte de mercadorias entre o Rio Grande do Sul e Mato Grosso, passando por Santa Catarina e Paraná. Já a BR-282 tem importância logística ao conectar os portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral catarinense, com a fronteira Argentina, via Foz do Iguaçu, no Paraná.

Novo corredor viário deve ser concluído em 2026 e vai desviar o tráfego de veículos de carga do perímetro urbano de Maravilha.
Crédito: Divulgação/Prefeitura de Maravilha

Segundo Jorge Dummer, engenheiro da Prefeitura de Maravilha, com a crescente demanda por transporte de cargas e o aumento do fluxo de veículos de passeio, o ponto de cruzamento entre essas duas rodovias tornou-se um gargalo logístico. Diariamente, caminhões e carros enfrentam longos períodos de espera e há um elevado índice de colisões devido à falta de uma estrutura adequada para suportar o intenso tráfego. A construção do elevado visa resolver esses problemas, melhorando o fluxo de veículos e aumentando a segurança na região.

O contorno, que terá 9,5 quilômetros de extensão, promete transformar a dinâmica do tráfego na região, promovendo uma solução para os frequentes congestionamentos e acidentes que ocorrem na intersecção em T, atualmente em uso. O novo corredor viário vai desviar o tráfego de veículos de carga do perímetro urbano de Maravilha, trazendo mais mobilidade, agilidade e segurança no transporte de cargas. 

Com um projeto arrojado e a utilização de tecnologia de ponta, a estrutura será fundamental para a logística no Oeste catarinense, beneficiando o escoamento de produtos e o transporte rodoviário entre estados e países vizinhos.

Obra vai priorizar mobilidade e segurança

O projeto do elevado foi desenvolvido seguindo as diretrizes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com um planejamento detalhado que considera o desnível existente entre as rodovias

Dummer explica que a obra será dividida em quadrantes, formando um trevo de quatro folhas, estrutura comum em interseções de grande fluxo. Cada quadrante será composto por um ramo em laço, o que vai proporcionar a passagem dos veículos de forma mais fluida, eliminando os cruzamentos diretos.

O fluxo de veículos na região é elevado e tudo foi pensado para otimizar a mobilidade e garantir a segurança dos motoristas. A melhoria para a região será considerável, já que vai eliminar os constantes acidentes e os congestionamentos que ocorrem devido à intersecção atual em T”, aponta.

Obras de terraplanagem e pavimentação

O projeto, que está em fase de terraplanagem, prevê a transposição entre as duas BRs por meio do viaduto em concreto, uma das partes mais importantes da obra. A obra de arte especial será composta por pilares, vigas longarinas pré-fabricadas e sistema de concreto protendido, garantindo a segurança e estabilidade da estrutura. “Tudo está sendo feito para suportar o aumento de fluxo que prevemos para os próximos anos”, complementa Dummer.

Benefícios para a economia e segurança

A construção do elevado no entroncamento das BRs 158 e 282 trará impactos diretos na economia da região, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial do Oeste catarinense. Com a nova estrutura, haverá uma redução significativa no tempo de deslocamento de cargas, além de garantir um trajeto mais seguro para os motoristas que utilizam a rota.

Dados do Governo de Santa Catarina indicam que a obra também será essencial para melhorar a ligação entre os estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo, além de facilitar o comércio com os países do Mercosul. A estimativa é que o elevado reduza em até 40% o tempo de travessia entre as duas BRs, trazendo maior competitividade para os produtores locais.

Do ponto de vista da segurança, a expectativa é de que o número de acidentes caia drasticamente, já que o novo sistema viário eliminará os cruzamentos perigosos que hoje existem. “Com a obra, esperamos que os acidentes sejam praticamente eliminados, pois o fluxo será contínuo e sem interrupções, como acontece atualmente”, finaliza o engenheiro.

A construção do elevado no entroncamento das BR-158 e BR-282 é uma obra aguardada há cerca de 40 anos pela população e pelos setores produtivos do Oeste Catarinense. Além de trazer maior fluidez ao tráfego, a estrutura será fundamental para garantir a segurança dos motoristas e reduzir o tempo de deslocamento entre importantes rotas logísticas do país. Com previsão de conclusão em 2026, a obra marca um importante avanço para o desenvolvimento econômico da região e para a integração entre os Estados do Sul e do Centro-Oeste do Brasil.

Entrevistado
Jorge Dummer é engenheiro civil graduado pela Pontifícia Unidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-graduado em Gestão, Planejamento e Desenvolvimento Urbano pela Faculdade Anglo-Americana e atualmente é engenheiro da Prefeitura de Maravilha (SC).

Contato:
administracao@maravilha.sc.gov.br

Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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