Indústria do cimento cria rede mundial de inovação

Associação Global de Cimento e Concreto busca se aproximar das pesquisas em universidades e instituições científicas

Benjamin Sporton, CEO da GCCA: com a Innovandi reuniremos as melhores mentes de todos os cantos do mundo do cimento e do concreto Crédito: GCCA
Benjamin Sporton, CEO da GCCA: com a Innovandi reuniremos as melhores mentes de todos os cantos do mundo do cimento e do concreto
Crédito: GCCA

A conferência anual da Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA, do inglês Global Cement and Concrete Association), que aconteceu dia 10 de outubro, em Cingapura, marcou o lançamento da Innovandi – Rede Global de Pesquisa em Cimento e Concreto. O objetivo é tratar das inovações em curso na indústria do setor. Temas como desenvolvimento tecnológico, captura, uso e armazenamento de CO2, técnicas de construção, design e arquitetura, melhorias no processo de fabricação, novos agregados e aditivos estarão na pauta da GCCA. 

A rede Innovandi também pretende conectar o setor com universidades e instituições científicas para impulsionar pesquisas. “Nossa indústria está totalmente comprometida em tomar medidas para reduzir as emissões de CO2. Como tal, a Innovandi é uma iniciativa liderada pela indústria e reunirá as melhores mentes de todos os cantos do mundo do cimento e do concreto, da academia e dos negócios. Juntos, colaboraremos verdadeiramente em escala global e usaremos nossa experiência para encontrar novas maneiras de trabalhar e desenvolver inovações eficazes”, diz Benjamin Sporton, CEO da GCCA.

O dirigente afirma ainda que a meta é, além de manter o concreto como o material de construção mais usado do mundo, assegurar que ele seja sustentável. “Isso realmente ajudará a garantir que o concreto se torne o material de construção sustentável preferido para as necessidades futuras do mundo”, discursa Sporton. Como parte da nova iniciativa, a GCCA também pretende estabelecer uma conferência global anual da Innovandi para promover a colaboração em inovação e pesquisa no setor. A sede do encontro de 2020 ainda não foi definida.

Até 2030, planeta deve consumir mais 4,8 bilhões de toneladas anuais de concreto

Entre as pesquisas que a rede Innovandi vai incentivar estão as que envolvem coprocessamento, eficiência da produção de clínquer, ligantes alternativos, tecnologia de concreto com baixo teor de carbono e redução de CO2 por meio da recarbonatação. “O setor tem uma longa e orgulhosa história de inovação, pesquisa e desenvolvimento. No entanto, a Innovandi acelerará esse bom trabalho e aproximará mais o pensamento inteligente. Dada a urgência do desafio, é a coisa certa a fazer e estou satisfeito por dar um passo tão forte ao lançar a Rede Global de Pesquisa em Cimento e Concreto”, assegura Wolfgang Dienemann, co-presidente do grupo de trabalho de inovação da GCCA.

Além de fabricantes de cimento e concreto, a Innovandi pretende atrair especialistas em aditivos e fornecedores de equipamentos. Para os conferencistas que estiveram no encontro anual da GCCA, é necessário um esforço conjunto para garantir que nos próximos 11 anos o planeta consuma de forma sustentável mais 4,8 bilhões de toneladas anuais de concreto. Esse é o volume estimado pela Associação Global de Cimento e Concreto para que a população mundial assegure a expansão da infraestrutura básica, como casas, escolas e hospitais, até 2030. “Os líderes da indústria de cimento estão plenamente conscientes dos problemas relacionados à sustentabilidade, mas não podemos resolvê-los individualmente. Precisamos formar novas parcerias e alavancar as diversas competências”, finaliza Benjamin Sporton.

Entrevistado
Reportagem com base no relatório da conferência anual da Associação Global de Cimento e Concreto (via assessoria de imprensa)

Contatos
info@gccassociation.org
www.gccassociation.org

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo