Indústria de materiais de construção apresenta sinais positivos
Resultado positivo, segundo a ABRAMAT, reflete a recuperação e o fortalecimento do setor
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulgou a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando números de faturamento do setor.
O estudo indica que em junho de 2024 o faturamento deflacionado das indústrias de materiais de construção apresentou crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior, com expansão de 1,2%. Em relação ao mês anterior, também houve aumento de 0,4%. Baseado nesses dados, a ABRAMAT prevê crescimento de 3% este ano no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2023.
“Esse é um indicativo claro de que a indústria de materiais de construção está em uma trajetória de recuperação e fortalecimento, apesar da leve retração observada em maio”, afirma o presidente executivo da ABRAMAT, Rodrigo Navarro. “O cenário atual da indústria de materiais de construção apresenta sinais positivos que merecem reconhecimento, ainda que mantendo uma postura cautelosa. Estamos otimistas com o crescimento observado até o momento, impulsionado por programas como o Minha Casa Minha Vida (MCMV), obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e retomada de obras paradas, o lançamento do Nova Indústria Brasil (NIB), além do bom desempenho do setor imobiliário”, explica. “Esses fatores têm contribuído significativamente para o desempenho do setor”, diz Navarro.
Apesar dos bons resultados, ele lembra que ainda há situações que merecem atenção. “Devemos considerar pontos de atenção como a taxa de juros ainda elevada, endividamento das famílias, as discussões pendentes em torno da reforma tributária e um maior combate à falta de conformidade técnica e fiscal”, pondera.
No entanto, esta onda de otimismo é impulsionada pela retomada de investimentos em infraestrutura e construção civil, além de políticas governamentais voltadas para o setor, que visam acelerar a geração de empregos e renda.
Com relação às projeções até o final do ano, o presidente diz estar otimista. “As perspectivas para o setor da indústria de materiais de construção são promissoras até o final do ano. Continuaremos a trabalhar de forma integrada com nossos associados, membros, parceiros e Governo para superar os muitos desafios existentes e alcançar os objetivos traçados, que exigem uma análise contínua e uma abordagem prudente para garantir um crescimento sustentável neste e nos próximos anos, que é nosso maior objetivo”, finaliza.
Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados e análise interna. O relatório Índice é uma iniciativa da ABRAMAT e engloba dados produzidos pela FGV e IBGE e tem divulgação mensal pela Associação.
Entrevistado:
Rodrigo Navarro é Doutor em Administração pela Rennes School of Business. Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), é ainda coordenador do MBA em Relações Governamentais da FGV.
Fonte: ABRAMAT
https://abramat.org.br/
Jornalista responsável:
Fabiane Prohmann – DRT 3591/PR
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.