Índice de construção registra aumento do emprego e atividade no setor
CNI também registrou alta na Confiança do Empresário e Intenção de Investimento
Em agosto de 2022, a Sondagem da Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou o melhor desempenho do último ano. De acordo com os dados, este é o terceiro mês de uma sequência crescente de avanços da produção e do emprego.
Em junho, o índice que mede o nível de atividade da Construção estava em 51,6. Em julho, subiu para 52,5 e, no mês seguinte, atingiu 55,0. Acima da linha divisória dos 50 pontos, o número é indicativo de expansão da atividade, segundo a CNI. Além disso, a Instituição aponta que foi um nível de expansão historicamente elevado para um único mês. De acordo com a CNI, a última vez em que uma expansão dessa magnitude havia sido registrada foi em agosto de 2010.
“A expansão foi registrada em todos os setores da construção, em especial no setor construção de edifícios, que puxou o resultado geral da construção para cima”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
Índice de evolução do número de empregados
Outra taxa positiva apresentada pela CNI foi o índice de evolução do número de empregados, que ficou em 53,1 pontos. Em junho, o resultado foi 51,7 pontos e, no mês seguinte, foi de 51,9. Este resultado mostra uma terceira expansão consecutiva – a mais forte da série histórica, que tem início em 2011.
Utilização da capacidade operacional
Em agosto de 2022, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da Construção permaneceu em 68% – mesmo índice de julho. De acordo com a CNI, trata-se do mais elevado nível de utilização da capacidade para o mês de agosto desde 2013.
Confiança da construção
De acordo com a CNI, outro índice que avançou foi o de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção que subiu 2,7 pontos, chegando a 62,7.
A instituição apontou que o avanço aconteceu sobretudo na avaliação relativa à economia brasileira, cujo índice avançou 7,4 pontos, frente a um avanço de 4,0 pontos no índice relativo às empresas. Já o componente relativo às expectativas subiu em menor escala, apenas 1,4 ponto, chegando ao total de 64,7 pontos. Para a CNI, isso é um indicativo de que os empresários da construção acreditam que a economia e as empresas vão melhorar nos próximos seis meses.
Intenção de investimento
Outro indicador positivo em setembro de 2022 foi o índice de intenção de investimento da indústria da construção, que aumentou 0,9 ponto, chegando a 6,8 pontos. Este foi o maior patamar desde julho de 2014. É a terceira alta mensal consecutiva.
“Com este cenário positivo, a intenção de investir também vem aumentando para os empresários da indústria de construção”, destacou Azevedo.
Entrevistado
Marcelo Azevedo é gerente de Análise Econômica da CNI.
Contato
imprensa@cni.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.