Imunização contra COVID-19 em canteiro de obras chega a quase 100%
Números recentes revelam que os casos de infecção entre os trabalhadores do setor caem significativamente
Desde o começo da pandemia de COVID-19, a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) realiza pesquisas para medir o impacto da doença nos canteiros de obras. Os recentes levantamentos revelam que os casos de infecção entre os trabalhadores do setor caem significativamente. A vacinação tem forte influência nessa diminuição.
Na 72ª edição da pesquisa, divulgada dia 17 de setembro, 85% dos que atuam diretamente nas construções já tinham recebido a 1ª dose e 36% a 2ª dose. A expectativa é que na próxima divulgação do levantamento, no decorrer do mês de outubro, os números já se aproximem dos 100% de vacinados com a 1ª dose e mais de 50% com a 2ª dose.
Outro dado relevante é que não há mais registro de mortes ou internações causadas pela doença entre os que atuam em obras. A pesquisa da ABRAINC também revela que 100% das empresas que participam da coleta de dados continuam adotando todos os procedimentos para evitar contágios.
Por isso, 99,9% dos trabalhadores seguem atuando sem interrupção. O percentual de infectados nos canteiros de obras é de 0,1%. Desde o início da pandemia, os óbitos ocorridos por causa do COVID-19 ficaram bem abaixo da média nacional: 0,04% na construção civil e 0,28% no país – contabilizados os dados até 4 de outubro de 2021.
Desde a 66ª edição da pesquisa da ABRAINC, em 30 de julho, não há casos de internações hospitalares entre os trabalhadores que atuam diretamente nos canteiros de obras. Também não ocorreu interrupção em obras. Outra percepção é que o percentual de número de infectados cai 15% a cada duas semanas, desde que a vacinação foi intensificada.
ABRAINC coleta dados das 40 maiores incorporadoras do país; SindusCons também fazem acompanhamento
O estudo tem abrangência nacional, pois coleta dados das 40 maiores incorporadoras do país, com 963 obras espalhadas em todo o território nacional. O universo da pesquisa engloba pouco mais de 85 mil trabalhadores. “Esses bons números refletem os rígidos protocolos sanitários adotados pelo setor desde o início da pandemia”, diz o presidente da ABRAINC, Luiz França.
Além da associação das incorporadoras imobiliárias, os SindusCons e os Seconcis também realizam pesquisas para medir como a construção civil nas várias regiões do país tem combatido a pandemia. Os números se assemelham aos mostrados pela ABRAINC. Por exemplo, há 7 semanas não são registrados casos de infecção nos canteiros de obras e faz 8 semanas que não ocorrem óbitos.
O presidente do maior SindusCon do país – o do estado de São Paulo – atribuiu o bom desempenho no combate à COVID-19 à imunização pela vacina. “Nossa responsabilidade é criar um clima favorável à vacinação, reforçando, junto às empresas e os trabalhadores, a importância da imunização”, completa Odair Senra.
Para estimular as construtoras a seguirem com os protocolos de combate à COVID-19, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção instituiu o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. O objetivo é valorizar as boas práticas desenvolvidas pela construção civil e o mercado imobiliário no enfrentamento da pandemia. As inscrições estão abertas até o próximo dia 8 de outubro. Para saber mais, clique aqui.
Entrevistado
Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) (via assessorias de imprensa)
Contatos
abrainc@abrainc.org.br
ascom@cbic.org.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
23/01/2025
Paraná regulamenta fundo para fomentar investimentos em infraestrutura
O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou em novembro de 2024 a assinatura do Decreto 8.049/2024, que regulamenta o Fundo Estadual de Infraestrutura Inteligente…
23/01/2025
Rio Bonito obtém Acreditação do Inmetro e diferencia-se em soluções ambientais, sustentabilidade e coprocessamento de resíduos
A empresa Rio Bonito, especializada em soluções ambientais e coprocessamento, pertencente ao Grupo Itambé, conquistou a Acreditação do Inmetro para seu laboratório em novembro de…
23/01/2025
Colapso da ponte JK revela importância de análise de riscos e gestão dos serviços de manutenção
Colapso da Ponte JK mostra urgência de recursos para preservar o legado das infraestruturas. Crédito: Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins O desabamento da Ponte Juscelino…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.