Governo do Paraná cria edital para restauração em concreto da PR-180
Trecho a ser restaurado com a técnica whitetopping tem 11 km e fica entre Goioerê e Quarto Centenário
O Governo do Estado do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), lançou em julho o edital de restauração em concreto e ampliação da capacidade de um trecho de 11,3 km da rodovia PR-180, entre Goioerê e Quarto Centenário, na região Centro-Oeste. Para a realização desta obra, será utilizada a técnica de whitetopping, que consiste na aplicação de concreto como revestimento sobreposto ao asfalto.
Este projeto integra o programa governamental Paraná Concreto, que visa implementar e restaurar pavimentos em rodovias de todas as áreas do estado. Outra obra que utilizou esta técnica anteriormente foi a PRC-280. O investimento previsto para esse projeto é de aproximadamente R$ 72.650.378,14, com recursos do Tesouro do Estado.
A avaliação das propostas de preços ocorrerá em 24 de agosto, no auditório da sede do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet, a partir das 14h, quando serão abertos os envelopes contendo as propostas.
“A PR-180 faz a ligação com o Noroeste do Estado e é importante para o escoamento da produção agrícola, principalmente Cascavel, Umuarama e Campo Mourão. Há muitas cooperativas no local e, portanto, há um tráfego muito grande de caminhões. Existem também indústrias na região. Então, faremos uma série de melhorias na rodovia”, explica Fernando Furiatti, diretor-geral do DER/PR.
De acordo com Furiatti, a expectativa é que o processo de licitação seja finalizado em 90 dias e que as obras comecem ainda em 2023.
Obras
As obras de melhoria serão realizadas em um trecho que abrange desde o quilômetro 217,02, em Goioerê, até o quilômetro 228,15, em Quarto Centenário. O pavimento existente passará por processos de fresagem e reperfilagem para receber as novas placas de concreto, que terão uma espessura de 21 centímetros.
Para melhorar as condições de tráfego, as faixas de rolamento serão ampliadas de 3,20 metros para 3,40 metros, com a inclusão de novas terceiras faixas. Essas novas faixas têm a finalidade de solucionar os pontos onde o tráfego de veículos pesados causa congestionamentos e ultrapassagens perigosas.
Além disso, os acostamentos também serão aprimorados, com cada lado da rodovia recebendo acostamentos de 2,50 metros de largura, construídos com pavimento rígido de concreto. Nessas áreas, serão utilizadas placas com espessura de 15 centímetros.
Escolha do whitetopping
Para Furiatti, o histórico positivo da utilização do pavimento rígido na PRC-280 foi um dos fatores que motivaram o uso desta técnica em outras rodovias do estado.
Outro motivo para uso do whitetopping foi o fato de que ele se tornou mais viável em comparação ao material betuminoso. “Nesta região, temos uma certa dificuldade com relação à entrega do material betuminoso. Obviamente, o aumento do valor destes insumos fez com que o concreto se tornasse mais vantajoso”, pontua Furiatti.
Ainda, segundo Furiatti, o fato de ter uma vida útil maior e necessitar menor manutenção também motivou o uso da técnica na região.
Whitetopping em pista simples
Tal como aconteceu na PRC-280, o trecho a ser restaurado também é com pista simples. Furiatti aponta que o sucesso desta experiência anterior mostra que é possível a realização da obra.
“Vale lembrar que o primeiro whitetopping com pista simples foi feito aqui no estado do Paraná. Ele será feito com a rodovia em operação e através do sistema ‘pare e siga’. Foi o mesmo processo realizado na PRC-280 e será replicado na PR-180”, afirma o diretor-geral do DER/PR.
Paraná Concreto
Além deste trecho da PR-180, também está prevista a restauração de outro trecho da PRC-280, que vai de Palmas a Clevelândia. “É um trecho de aproximadamente 40 km. Já temos empresa vencedora da licitação e devemos dar ordem de serviço nos próximos dias. Trata-se de uma obra de mais de R$ 180 milhões”, lembra Furiatti.
O diretor-geral do DER/PR destaca ainda que o conjunto de obras de concreto que o Estado do Paraná vem fazendo é uma iniciativa inovadora. “Antes da PRC-280, o Paraná nunca havia feito o whitetopping. Além disso, estamos fazendo a contratação integrada, que acelera o processo licitatório e as obras, uma vez que sem projeto executivo muitas vezes não é possível licitar. Neste novo trecho da PRC-280, fizemos em um tempo muito curto um anteprojeto destas rodovias e agora a empresa escolhida deve fazer o projeto executivo e entregar a obra. No caso do trecho Goioerê e Quarto Centenário, será através de projeto executivo. São várias inovações que fizemos nesta gestão de 2019 até agora”, conclui.
Entrevistado:
Fernando Furiatti é diretor-geral do DER/PR.
Contato
Assessoria de imprensa: comunicacao@der.pr.gov.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
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