Governo anuncia investimento de R$ 4,5 bilhões para rotas do agronegócio

Diante da maior colheita de grãos da história prevista para 2025, objetivo é melhorar os corredores do agro

Restauração em concreto da BR-135/MA é uma das obras previstas pelo Ministério dos Transportes.
Créditos: Divulgação/DNIT

O Ministério dos Transportes anunciou um investimento de R$ 4,5 bilhões em medidas para escoamento da safra de grãos de 2024/2025. Este valor deve ser aplicado para reduzir os custos logísticos e fortalecer a competitividade do Brasil no mercado agrícola internacional. A previsão é que a produção agrícola brasileira em 2025 chegue a 322,47 milhões de toneladas. Esse volume representa um crescimento de 8,3% em relação à safra anterior.

Obras a serem feitas

Dentre as obras previstas, segundo o Ministério dos Transportes, estão:

– Restauração da BR-135/MA (em concreto), ligando São Mateus a Miranda do Norte;

– Construção do Ponto de Parada e Descanso de Novo Progresso, na BR-163/PA;

– Duplicação da BR-163/MT, entre Diamantino e Nova Mutum;

– Restauração da BR-158/PA, em Redenção (PA);

– Construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). 

Investimento por regiões

No documento “Medidas para Escoamento da Safra de Grãos 2025”, publicado pelo Ministério dos Transportes, foi considerada uma divisão dos fluxos da seguinte forma:

Arco Norte: compreende os corredores BR-163, BR-135, BR-364, BR-242 e BR-155/158/FNS/EFC.

Corredor Sul-Sudeste: BR-153/365/MG, BR-163/PR, BR-050/GO, BR-470/SC, BR-116/RS e FICO.

No Arco Norte, deve acontecer uma ampliação dos Investimentos de R$ 2 bi (2024) para R$ 2,6 bi. No Corredor Sul-Sudeste, o aumento será de R$ 1,6 bi (2024) para R$ 1,9 bi. 

“O centro gravitacional da produção agrícola mudou, saiu do Sul e migrou para o Mato Grosso, a infraestrutura precisou ser toda deslocada”, afirmou Renan Filho, ministro dos Transportes. 

Leilões

Com o objetivo de aprimorar a infraestrutura de escoamento, o Ministério dos Transportes prevê realizar, em 2025, nove leilões voltados a corredores rodoviários estratégicos, abrangendo 5.517 quilômetros de melhorias e investimentos estimados em R$ 91,4 bilhões. Paralelamente, está planejada a concessão de 1.708 quilômetros de ferrovias, com aportes de R$ 99,7 bilhões, reforçando a competitividade do transporte de cargas no país.

Programa de Parcerias de Investimentos em São Paulo

Ao mesmo tempo em que o governo federal faz este movimento para melhorar a infraestrutura das rodovias ligadas ao agronegócio nacional, o governo do Estado de São Paulo instituiu o Programa de Parceria de Investimentos (PPI-SP), por meio do decreto 67.443. O objetivo principal do PPI-SP é ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial de São Paulo.

Fortalecer a integração dos meios de transporte é um dos objetivos do programa. Um dos exemplos disso é a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), que tem servido como um novo corredor logístico para o escoamento da produção agroindustrial do Estado e do Centro Oeste. Com a concessão do Lote Paranapanema, que compreende o trecho entre Itapetininga e Ourinhos, toda a SP-270 estará duplicada, o que oferecerá segurança e fluidez ao longo de toda a rodovia, da divisa com o Mato Grosso do Sul à Região Metropolitana. 

Além da Raposo Tavares, outras rodovias fazem parte do PPI-SP:

  • Rota Sorocabana;
  • Túnel imerso Santos-Guarujá;
  • Lote Paranapanema;
  • Circuito das Águas;
  • Rota Mogiana;
  • Lote Litoral Norte;
  • Lote Litoral Paulista.

A carteira de projetos deste eixo conta com 7 projetos e investimento estimado em R$ 35,4 bilhões.

Fonte
Ministério dos Transportes
Programa de Parceria de Investimentos (PPI-SP)

Jornalista responsável: 
Marina Pastore – DRT 48378/SP 
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