Gestão de pessoas tenta decifrar felicidade no trabalho
Pesquisa com grandes empresas, incluindo as da construção civil, mostra que dinheiro camufla problemas como falta de reconhecimento e assédio moral
Pesquisa com grandes empresas, incluindo as da construção civil, mostra que dinheiro camufla problemas como falta de reconhecimento e assédio moral
Por: Altair Santos
É possível mensurar a felicidade? Independentemente da resposta, esse é o desejo atual do mundo corporativo. Estimuladas, inclusive, por organismos como a ONU (Organizações das Nações Unidas) que tem o seu próprio indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB) as companhias buscam novas alternativas para medir o grau de motivação, satisfação e realização de seus colaboradores. “As empresas estão buscando um novo olhar, um novo nome para velhos problemas, já que as pesquisas de clima organizacional e de engajamento não estão mais respondendo como o esperado”, avalia a pisicóloga Suzy Cortoni.
A especialista, que dirige o Ateliê de Pesquisa Organizacional e também a ComSenso – Agência de Estudos do Comportamento -, decidiu coordenar uma pesquisa sobre grau de felicidade no ambiente de trabalho e chegou a conclusões relevantes. Uma delas é a de que boa parte dos profissionais entrevistados demonstrou não estar em busca da felicidade no trabalho. “O que eles desejam são os velhos conceitos, como motivação, satisfação, realização e dinheiro. Eles confundem ser feliz com todos os conceitos acima descritos e, a partir do momento em que eles próprios se perguntam se são felizes no trabalho, aí sim se dão conta e tentam entender se são felizes”, diz.
A pesquisa foi bem estratificada. Ouviu 200 profissionais (40% mulheres e 60% homens) com faixa etária entre 28 e 45 anos e tempo de trabalho nas empresas de 8 a 25 anos. As companhias que forneceram entrevistados são de São Paulo e do Rio Janeiro, pertencem aos setores da indústria, comércio e serviços e têm de 500 a mais de 1.000 funcionários. Entre os que responderam a pesquisa, todos possuem formação superior e renda anual variando de R$ 50 mil a R$ 300 mil. “Percebeu-se que o dinheiro tem uma função de forte destaque para o sentimento de felicidade no trabalho. Por isso, ele pode camuflar sentimentos negativos e alguma insatisfação, e se tornar o único fator de sobrevivência”, detecta Suzy Cortoni.
Apesar de abranger uma fatia bem específica de profissionais, a pesquisa, no entender da especialista, serve para mostrar tendências que estejam ocorrendo em todo o país, além de os dados coletados valerem também para empresas de médio e de pequeno portes. “Não é o tamanho da empresa que influencia o grau de felicidade, mas a pressão que ela exerce no colaborador”, diz, acreditando que os fatores que mais geram infelicidade no ambiente de trabalho são impossibilidade de se expressar, não ser reconhecido, falta de ética, privilégios e assédio moral.
Outra tendência interessante mostrada pela pesquisa é que o colaborador consegue ser produtivo profissionalmente, mesmo enfrentando problemas pessoais, mas não consegue ter uma boa vida pessoal se estiver desequilibrado no trabalho. “As pessoas podem conseguir separar pessoal e profissional por um tempo, mas o indivíduo é único”, justifica Suzy Cortoni. Os números da pesquisa comprovam que o desequilíbrio pode, inclusive, adoecer. Entre os entrevistados, 37% apontaram estar sofrendo de dor de cabeça com frequência, 43% de cansaço exagerado e 20% de dor de estômago.
Entrevistada
Suzy Zveibil Cortoni, psicóloga e sócia-diretora do Ateliê de Pesquisa Organizacional e também da ComSenso – Agência de Estudos do Comportamento
Contato: contato@ateliedepesquisa.com.br
Créditos fotos: Divulgação autorizada
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.