Gerenciamento de betoneira reduz perda de materiais
Equipamento rastreia todo o ciclo do concreto, enquanto ele estiver em transporte, e garante qualidade do produto, além da redução de custo
Equipamento rastreia todo o ciclo do concreto, enquanto ele estiver em transporte, e garante qualidade do produto, além da redução de custo
Por: Altair Santos
O Brasil tem atualmente cerca de nove mil caminhões betoneira circulando diariamente pelo país. Muitos desses equipamentos percorrem mais de uma obra ao longo do dia, o que torna fundamental dar atenção à produtividade. Foi pensando nisso que um grupo de empreendedores desenvolveu um rastreador que, ao mesmo tempo em que planeja a entrega, transmite dados em tempo real dos caminhões.

O aparelho utiliza tecnologias GPS, GPRS e GSM e fornece informações sobre a entrega e a qualidade do concreto, consumo de combustível e prazos de manutenção do veículo. Em média, permite reduzir em até 7% o consumo do diesel e em 10% as horas extras do operador da betoneira.”O sistema elimina o telefone para verificar se o motorista já descarregou ou se está voltando para o pátio. O processo dá agilidade e garante um produto com maior qualidade”, explica Sanito de Andrade Cruz Júnior, diretor da Link Monitoramento.
O equipamento rastreia todo o ciclo de transporte do concreto, desde a saída do caminhão até o seu retorno. “É possível rastrear os pontos exatos. Desde onde houve o descarregamento, até se o caminhão ficou todo o percurso com o balão girando lentamente, o que garante a qualidade do produto até o momento da entrega”, diz Sanito Júnior.
O empreendedor assegura que as empresas que já utilizam o aparelho em suas betoneiras tiveram os seguintes ganhos: aumento de produtividade por caminhão, diminuição no tempo médio da entrega e redução nas taxas de manutenção dos veículos. “Apenas estes três itens já pagam o investimento feito no sistema de rastreamento. Além disso, a empresa ganha também com o aumento do profissionalismo de toda a equipe, desde o encarregado de pátio ao motorista”, completa.
A tecnologia do rastreador é mista, pois utiliza componentes importados, mas a concepção do sistema é 100% nacional. “A Link Equipamentos desenvolveu o software e o conceito do serviço. Em conjunto com parcerias, implementa o sistema nos hardwares”, afirma Sanito Júnior, para quem o equipamento também traz ganhos no quesito mão de obra, ou seja, ajuda a reduzir a carga horária de quem opera a betoneira. “Ele aumenta a eficiência do processo. Nosso colaborador consegue antecipar de maneira organizada o momento em que a próxima carga deve ficar pronta”, revela.
No limite
As betoneiras requerem mais manutenção do que outros veículos. Os motores trabalham quase no limite o tempo todo, sem contar que são veículos que, normalmente, trafegam em perímetro urbano. O rastreador ajuda a minimizar essas condições adversas. “São vários pontos que contribuem para uma menor manutenção. Por exemplo: uma betoneira não pode sair carregada da concreteira e ficar com o balão sem bater. Quando o motorista desliga o caminhão, e para o balão carregado, aguardando sua vez para descarregar em uma obra, no momento em que ele religar a betoneira, e o caminhão voltar a girar, pode ocasionar a quebra do redutor, entre outros desgastes mecânicos do veículo. Além disso, algumas betoneiras têm agregado ao sensor de carga e descarga a função de telemetria, ou seja, com o rastreador sabemos também se o operador trocou a marcha no momento certo e se ele não está excedendo as RPM (rotações por minuto) do veículo”, finaliza.
Entrevistado
Sanito de Andrade Cruz Júnior, administrador e diretor da franqueadora Link Monitoramento
Contato: contato@linkmonitoramento.com.br
Crédito Foto: Divulgação/Priscilla Fiedler
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/02/2025
Plano de Intervenção Urbana Arco Pinheiros: transformação urbana que promete requalificar São Paulo
Projeto de urbanização Arco Pinheiros busca equilíbrio entre desenvolvimento urbano, sustentabilidade e inclusão social. Crédito: Divulgação A cidade de São Paulo está prestes…
19/02/2025
Mercado imobiliário bate recorde histórico de lançamentos e vendas em 2024 e encara desafios para 2025
Compra da casa própria para imóveis novos vai ser mais estimulada do que financiamentos para imóveis usados. Crédito: Envato O mercado imobiliário brasileiro fechou 2024 com…
19/02/2025
Edital para duplicação em concreto da rodovia PR-412 é homologado
Legenda: A obra da PR-412 receberá um investimento de R$ 274,5 milhões. Crédito: DER/PR Em dezembro de 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
