Garagem pega o elevador e se instala no apartamento
Edifícios de alto padrão reservam espaço para o veículo na área útil, mas isso requer que o projeto garanta reforço […]
Edifícios de alto padrão reservam espaço para o veículo na área útil, mas isso requer que o projeto garanta reforço nas lajes e tratamento acústico das paredes
Por: Altair Santos
A nova tendência entre os edifícios de alto padrão é acoplar a garagem à área útil do apartamento. O arquiteto Gustavo Penna tem sido um dos mais atuantes em utilizar esse conceito no Brasil. Radicado em Belo Horizonte, foi na capital mineira que ele projetou o prédio que virou modelo para outros empreendimentos: o Parc Zodíaco. A obra, inaugurada há três anos, foi concebida com plantas flexíveis, em que a garagem poderia ficar tanto na sala quanto na área de serviço.
Para conceber o projeto de Gustavo Penna, o engenheiro civil Eduardo Luiz Silva revela que o maior desafio foi definir a área em que o elevador exclusivo para os veículos seria instalado. Na planta, o equipamento ocupa o centro do edifício, com portas que se abrem dos dois lados – uma delas permite que o automóvel se instale na sala e a outra que ele ocupe a área de serviço. “O elevador demanda um espaço significativo no pavimento do apartamento. Além disso, foi preciso projetar uma estrutura que suportasse a carga de um veículo no andar”, diz Eduardo Luiz Silva.
No caso do Parc Zodíaco, a EPO Engenharia, que construiu o prédio, optou por usar lajes nervuradas protendidas. Por serem mais esbeltas, elas suportam cargas elevadas, o que era necessário por causa do projeto contemplar a permanência de um veículo na área útil do apartamento. “Também reforçamos o contrapiso e o piso para resistir à carga extra proporcionada pelo peso do automóvel”, destaca o engenheiro, revelando que o consumo de concreto no edifício não foi muito diferente do usado num prédio convencional, por que houve a utilização de concreto protendido nas lajes.
O cálculo do projeto foi assinado pelo escritório de Raul Neueschwander, que permitiu que o Parc Zodíaco fosse erguido consumindo 12,5 mil m³ de concreto. O edifício também tem compromissos com a sustentabilidade, haja vista que a implantação do prédio no terreno apresenta uma taxa de ocupação de 11,8% e uma área permeável de 38,7%, com 2.752,5 m² de jardins e áreas abertas, atendendo com folga a taxa exigida pela lei de uso e ocupação do solo, que é de 20%. Quanto à garagem dentro do apartamento, o empreendimento dispõe de um sensor de gás carbônico que detecta a emissão do veículo e aciona um sistema de exaustão retirando todo os gases do ambiente.
Outra preocupação foi com o tratamento acústico das paredes que envolvem a garagem dentro do apartamento. Há casos em que o carro fica estacionado ao lado de um quarto, e isso exige um cuidado acústico”, relata Eduardo Luiz Silva, destacando que foi possível chegar a esse conceito de edifício por que os projetos arquitetônico e estrutural foram concebidos desde o início para esta finalidade. Em uma área construída de 13.800 m², o Parc Zodíaco tem 22 pavimentos, 70 metros de altura, 14 apartamentos e 66 garagens.
Confira vídeo do edifício Parc Zodíaco: clique aqui
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
26/12/2024
Construções apostam em painéis que combinam concreto e isopor
Construir de forma mais rápida é o desejo de muitas construtoras – melhor ainda se puder combinar com conforto térmico e acústico, além de resistência. Algumas empresas no Brasil…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.