Ferramenta ajuda cidades a se tornarem inteligentes
Bright Cities é o nome da plataforma desenvolvida no Brasil, com base em pesquisa realizada na UNICAMP
Bright Cities é o nome da plataforma que ajuda as cidades a se tornarem Smart Cities. A ferramenta auxilia os gestores públicos a adotarem procedimentos compatíveis com o das cidades inteligentes. Através de comparativos, a tecnologia analisa o potencial da cidade em 10 pontos: energia, meio ambiente, governança, mobilidade urbana, segurança pública, saúde, empreendedorismo, educação, urbanismo e tecnologia e inovação. “Bright Cities é um guia passo a passo para tornar a cidade mais inteligente a cada dia”, define Paulo Renato Oliveira, Founder & Chief Creative Officer da Action Labs, responsável pelo desenvolvimento da Bright Cities.
A plataforma agrega indicadores reconhecidos por organismos internacionais, como ONU, ISO e WCCD (World Council on City Data), e ajuda a maximizar os pontos fortes e melhorar as vulnerabilidades das cidades. Obviamente, os objetivos traçados não são atingidos da noite para o dia. É um trabalho de longo prazo, como explica Paulo Renato Oliveira. “Cada cidade deve atacar suas questões prioritárias, aproveitando seus próprios diferenciais, que podem ser localização geográfica, grau de instrução da população e disponibilidade de recursos naturais, entre outros aspectos”, diz. A plataforma criada no Brasil já desperta interesse de cidades norte-americanas, como Boston. No país, Juazeiro do Norte-CE e Aracaju-SE são as primeiras a utilizá-las.
Apresentação aconteceu na Smart City Expo World Congress, em Barcelona
A Bright Cities não é uma ferramenta exclusiva para os gestores públicos. Ela pode também ser utilizada por organizações não-governamentais, associações ligadas à gestão de uma cidade e empresas que atuam como provedoras de soluções. A plataforma oferece um mapa completo sobre as áreas em que esses agentes podem atuar, e é aberta também aos cidadãos. “Eles têm como ver as condições de sua cidade em comparação com outras municipalidades, nas 10 áreas de avaliação”, afirma Paulo Renato Oliveira. A Bright Cities atua com base em um algoritmo de recomendação de soluções, que analisa o impacto que cada proposta teve nas cidades. A ferramenta foi apresentada na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, em novembro de 2018.
A ideia partiu do trabalho desenvolvido pela pesquisadora da UNICAMP, Raquel Cardamone, e CEO da Bright Consulting. O foco são as cidades de médio e pequeno porte, que na maioria das vezes são carentes de indicadores e recursos para contratar uma consultoria que faça o levantamento de dados e ajude-as a se tornarem cidades inteligentes. A Action Labs foi parceira da ideia no desenvolvimento tecnológico da ferramenta. “Fizemos a modelagem do negócio, estruturamos o algoritmo de diagnóstico e transformamos a metodologia em uma plataforma tecnológica que analisa centenas de dados e sugere soluções para quem utiliza a plataforma”, resume Paulo Renato Oliveira.
Entrevistado
Paulo Renato Oliveira, Founder & Chief Creative Officer da Action Labs, e responsável pela tecnologia da Bright Cities
Contatos
contact@brightcities.city
http://www.actionlabs.com.br/contato/
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.