FEICON BATIMAT apresenta inovações para o setor
Mais do que um evento para lançamento de produtos, a edição 2010 transformou-se em um catalisador de novos conceitos para edificações
Mais do que um evento para lançamento de produtos, a edição 2010 transformou-se em um catalisador de novos conceitos para edificações

A FEICON BATIMAT (Feira Internacional da Indústria da Construção) não pode mais ser considerada um evento apenas de produtos e serviços oferecidos pela cadeia da construção civil. Ela tornou-se um catalisador de inovações. Por isso, a cada ano – já está na décima oitava edição atrai cada vez mais o interesse do setor.
Países como Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Coreia do Sul, Portugal e Turquia veem a feira como uma oportunidade de trocar informações e verificar tendências da construção civil. O alto nível técnico das empresas nacionais e do exterior que participam da FEICON BATIMAT se traduz em referência anual para o mercado, diz Jair Saponari, organizador do evento.
Entre os 597 expositores da FEICON BATIMAT, bateram recorde de visitação aqueles que apresentaram os seguintes produtos:
* Casa em placas de concreto que podem ser montadas e desmontadas em cinco dias.
* Portas ocultas, que permitem maior aproveitamento de áreas internas.
* Equipamentos para banheiros que dispensam o uso da descarga.
* Novos sistemas de isolamento acústico de janelas, que não alteram o visual da fachada do prédio ou da casa.
* Caça-ruídos, feitos de borracha reciclada de pneu.
* Chuveiros e banheiros inteligentes, que economizam água e energia.
* Luminárias LED, que utilizam apenas a luz solar como fonte de energia e funcionam sem a necessidade de energia elétrica nem fiação.
* Sistemas integrados de monitoramento para segurança residencial.
Em paralelo a FEICON BATIMAT, aconteceu a 12ª Feira Internacional da Indústria da Iluminação Expolux. Jair Saponari, diretor de feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela organização da feira, comenta que o ponto alto do evento deste ano foi o cenário positivo gerado pelo bom momento do mercado da construção e iluminação. O destaque da FEICON BATIMAT 2010 e da EXPOLUX foi comprovado, inclusive, pela visita de autoridades do governo, explicou.
A justificativa do sucesso, segundo Saponari, foi a união entre as duas feiras. Elas tinham sido separadas e, em 2010, voltaram a compor a Semana Internacional da Indústria da Construção e Iluminação, e isso deu um novo gás ao evento. Participar de feiras como a FEICON é importante tanto para o produtor quanto para o consumidor. Esses eventos conseguem reunir as maiores marcas de varejo em um só lugar, facilitando o contato entre as empresas e estreitando parcerias entre as marcas, sem contar que servem de vitrine para os expositores apresentarem seus produtos ao mercado, finaliza Saponari.
Simpósios
Neste ano, a FEICON BATIMAT apresentou também um fórum de debates sobre tendências da construção civil, realizando simpósios e seminários. Entre eles, o Seminário Gestão de Custos e Produção de Empreendimentos Imobiliários, Metodologias de Trabalho para um Novo Ciclo de Crescimento da Construção Civil; a 2ª Conferência Internacional de Arquitetura FEICON BATIMAT, que discutiu a programação de obras a serem executadas nas cidades-sede da Copa do Mundo; e o Seminário Green Building Council: Construindo um Brasil Sustentável.
Paralelamente aos debates, a rodada internacional de negócios da FEICON BATIMAT atraiu compradores de Angola, Chile, Emirados Árabes e Panamá, além de empresas nacionais, confirmando a expectativa do setor para 2010. A retomada no ritmo das vendas gerou ânimo extra na feira, disse Cláudio Conz, presidente da ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).
Com grandes expectativas, o setor trabalha com previsão de faturar entre 10% e 12% a mais este ano, se comparado ao exercício de 2009. São índices que superam até mesmo o crescimento projetado para o PIB (Produto Interno Bruto) do país para 2010, entre 5% e 6%.
E-mails dos entrevistados:
Assessoria de imprensa da FEICON BATIMAT
Tuca Castro: tuca.castro@reedalcantara.com.br
Sheila Pala: sheila.pala@reedalcantara.com.br
Elaine Tessarolo: elaine.tessarolo@reedalcantara.com.br
Vogg Branded Content Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/02/2025
Plano de Intervenção Urbana Arco Pinheiros: transformação urbana que promete requalificar São Paulo
Projeto de urbanização Arco Pinheiros busca equilíbrio entre desenvolvimento urbano, sustentabilidade e inclusão social. Crédito: Divulgação A cidade de São Paulo está prestes…
19/02/2025
Mercado imobiliário bate recorde histórico de lançamentos e vendas em 2024 e encara desafios para 2025
Compra da casa própria para imóveis novos vai ser mais estimulada do que financiamentos para imóveis usados. Crédito: Envato O mercado imobiliário brasileiro fechou 2024 com…
19/02/2025
Edital para duplicação em concreto da rodovia PR-412 é homologado
Legenda: A obra da PR-412 receberá um investimento de R$ 274,5 milhões. Crédito: DER/PR Em dezembro de 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
