Evento discute uso de inteligência artificial na construção civil
3º Seminário iCON Hub de Inovação mostrou iniciativas de Design Generativo
O tema inteligência artificial tem cada vez mais feito parte do universo da construção civil. Durante um dos maiores eventos mundiais do setor, o World of Concrete, várias empresas apresentaram soluções que utilizam esta tecnologia. Ao mesmo tempo, estudo global da consultoria IDC, em parceria da Autodesk, 58% das empresas do setor de construção ainda estão no estágio inicial da jornada para a inovação. Para entender as potenciais aplicações, oportunidades e riscos da inteligência artificial para a cadeia da construção civil, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) realizou o 3º Seminário iCON Hub de Inovação. O evento teve o tema “Inteligência Artificial e Sistemas Generativos na Cadeia da Construção”.
Dentre os tópicos discutidos estavam: aplicações de Inteligência Artificial Generativa para a Experiência do Cliente (estratégias de marketing, vendas, suporte ao cliente, entre outros); e a utilização de Sistemas Generativos em Arquitetura, Engenharia e Construção. “O propósito do evento foi ajudar todos na cadeia da construção para que possam explorar novas oportunidades trazidas pelas tecnologias e também a separar a “espuma”, ou seja, o que não passa de entusiasmo pela novidade”, aponta Guilherme Rosa, head do iCON.
Arquitetura, Engenharia e Construção aplicados à Inteligência Artificial
Durante o evento, Gabriela Vivan, Diretora da UNA Arquitetura, falou sobre Design Generativo. Segundo ela, este processo possibilita aos arquitetos a explorarem uma ampla variedade de opções de design e a encontrarem as soluções mais adequadas para seus projetos.
Um dos cases apresentados pela arquiteta e urbanista foi o projeto Hone Structures, em parceria com Autodesk (Toronto) e também na atuação como membro do Comitê central do Joint Group (JG80) sobre a norma ISO/TC 261 – ASTM F42 (WG2). O objetivo do projeto é aplicar uma combinação de projeto generativo, inteligência artificial e robótica para criar vigas de concreto. O projeto começa com amostras de vigas-parede, a fim de investigar benefícios potenciais do processo, como a economia de materiais e outras vantagens.
Neste mesmo painel, Lucas Batista, Sócio do Generativo e Fundador da BIMLab, destacou que o Generativo tem como intuito aumentar a produtividade e auxiliar com dados para tomada de decisão assertiva. “O projetista escolhe a prioridade de aproveitamento e o Generativo considera prioridade na hora de paginar. Com isso, é verificado se a peça está disponível, diminuindo os custos de transporte e a canibalização”, justificou Batista.
Uma das maiores vantagens, segundo Batista, é a redução de tempo de concepção do projeto, de documentação e de extração de quantitativos. Consequentemente, isso traz uma diminuição de horas de trabalho de vários profissionais – que poderão usar este tempo para se dedicar a atividades que envolvam mais análise e inteligência. “Se o Generativo consegue reaproveitar peças de forma mais eficiente, a gente consegue diminuir a necessidade de adaptação de peças e consequentemente reduzir a depreciação do bem, o que ajuda a diminuir custos com logística, uma vez que o projetista agora aproveita peças que estão em locais de estoque próximos”, explica Batista.
Inteligência artificial no mercado imobiliário
De acordo com a consultoria Brain, apenas 20% das empresas do setor imobiliário estão utilizando inteligência artificial (IA). Essa informação foi revelada durante um evento da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Além disso, a pesquisa indica que cerca de 26% das empresas possuem conhecimento sobre as ferramentas de IA disponíveis.
Durante o evento, Guilherme Ribeiro, especialista em inovação, tecnologia e mercado imobiliário, destacou que a inteligência artificial é a maior mudança desde a grande mudança da Revolução Industrial.
Para os especialistas que participaram do evento, o marketing imobiliário deverá ter um novo mundo de abundância de conteúdo. No entanto, para Camilo Barros, vice-presidente da Latam Client Partnerships da VidMob, “a eficácia criativa será a diferença entre o sucesso e o fracasso. Em um mundo IA-first, combinações com dados exclusivos são a chave para uma vantagem competitiva. Algumas empresas obterão dados verdadeiramente únicos e construirão plataformas de enorme valor sobre essas ‘commodities infinitas’”.
Uma das novidades apresentadas durante o 3º Seminário iCON Hub de Inovação foi a MIA, assistente conversacional baseada em WhatsApp capaz de fazer toda a qualificação e tratativa dos leads de forma mais rápida, eficiente, armazenando todos os dados em um Data Lake e operando o CRM da Incorporadora de forma automatizada.
Fontes:
Guilherme Rosa é head do iCON Hub de Inovação.
Gabriela Vivan é diretora da UNA Arquitetura.
Lucas Batista é sócio do Generativo e Fundador da BIMLab.
Guilherme Ribeiro é especialista em inovação, tecnologia e mercado imobiliário.
Camilo Barros é vice-presidente da Latam Client Partnerships da VidMob.
Contato:
Assessoria de imprensa: dbarbara@sindusconsp.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.