Estádios na Alemanha, sede da Eurocopa, surpreendem pela arquitetura

Inovação, modernidade e conforto foram os motivos de escolha para esses quatro estádios sediarem a Euro.

Vista aérea do Signal Iduna Park, em Dortmund, maior estádio de futebol da Alemanha. Crédito: Envato

A Eurocopa, principal campeonato de futebol entre as seleções dos países europeus, é realizada a cada quatro anos. Em 2024 o evento acontece em diversas cidades da Alemanha. Os jogos tiveram início em 14 de junho, em Munique, e seguem até 14 de julho, com a partida final em Berlim. Além de assistir aos jogos, vale a pena ficar atento aos estádios, considerados os mais modernos do mundo, com arquiteturas surpreendentes.

Projetado pelo escritório suíço Herzog & de Meuron, o Allianz Arena em Munique foi construído entre 2002 e 2005 e passou por uma reforma em 2015 (para adequação do gramado e aumento da capacidade de público), tornando-se um dos mais modernos estádios da Europa. Sua construção destaca o uso misto de concreto pré-fabricado e estrutura metálica, além da fachada de 65 mil metros quadrados composto por painéis pneumáticos de ETFE (etileno-tetrafluoretileno). Esse revestimento externo possui um sistema de iluminação em LED que permite a mudança de cores. Estima-se um volume total de 200 mil metros cúbicos de concreto empregado na construção. Outro ponto de destaque é a inclinação de 34 graus da arquibancada pré-moldada, seguindo características de alguns estádios ingleses. Atualmente o Allianz é a casa do FC Bayern München e comporta até 75 mil espectadores.

O Deutsche Bank Park, em Frankfurt, foi inaugurado em 1925 e foi local de eventos políticos durante a Segunda Guerra Mundial. A mais recente reforma realizada no estádio aconteceu entre 2002 e 2005 (pelo GMP Architekten), para receber jogos da Copa do Mundo de 2006. Dividida em cinco fases, custou aproximadamente 126 milhões de euros. Entre os materiais utilizados foram 5.200 segmentos de concreto pré-moldado, mais de 80 mil metros cúbicos de concreto e 12 mil toneladas de aço. Sua capacidade atual é de 48 mil torcedores. O teto retrátil e o monitor central com quatro telas são os grandes diferenciais da arena.

Com capacidade para 70 mil torcedores, o Estádio Olímpico de Berlim será a sede da final da Eurocopa. Crédito: Olympiastadion Berlin GmbH“

Com capacidade para 81 mil pessoas, o Signal Iduna Park, em Dortmund, foi considerado o melhor estádio do mundo em 2015, pelo jornal britânico “The Times”. O local foi projetado para a Copa do Mundo de 1974. Sua fachada de concreto e aço combinada com o teto de membrana de Teflon proporciona uma experiência agradável e funcional aos espectadores, protegendo-os das adversidades climáticas e ainda assim permitindo a passagem de luz natural ao interior do estádio. Projetado pelo arquiteto Planungsgruppe Drahtler, é o maior estádio de futebol da Alemanha e um dos maiores da Europa. 

O Olympiastadion, em Berlim, foi construído entre 1934 e 1936, e foi inaugurado a tempo dos Jogos Olímpicos de Verão de 1936. Nesse período o regime nazista estava em seu ápice, materializando também na construção uma demonstração de poder. O projeto foi concebido pelos arquitetos alemães Werner e Walter March. O estádio era marcado pelo formato oval, com colunas decorativas do lado de fora, milhões de metros cúbicos de concreto e as representações gráficas do regime fascista.  Passou por vários processos de restauro, sendo o último para a Copa do Mundo de 2006. É considerado um símbolo de resiliência e renascimento, adequando-se aos aspectos essenciais para utilização até os dias atuais. O jogo final da Eurocopa será neste estádio, com capacidade para 70 mil pessoas.

FONTE:
Allianz Arena
Deutsche Bank Park
Signal Iduna Park
Olympiastadion

Contatos:
https://allianz-arena.com/en
https://www.deutschebankpark.de
https://www.signal-iduna-park.de
https://olympiastadion.berlin/en/home

Jornalista responsável:
Fabiane Prohmann – DRT 3591/PR
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo