Em plena era digital, mercado imobiliário sai na frente
Conecta Imobi mostra que setor antecipa tendências e explora ao máximo a tecnologia para ancorar seus negócios através da internet
Conecta Imobi mostra que setor antecipa tendências e explora ao máximo a tecnologia para ancorar seus negócios através da internet
Por: Altair Santos
Se há um setor que a era digital não irá pegar desprevenido, este é o do mercado imobiliário. O segmento atualiza-se como poucos, investindo principalmente em ferramentas de venda pela internet. A meta é acompanhar o ritmo de penetração das mídias digitais na vida do brasileiro. Segundo o Instituto Datapopular, especializado em medir tendências da nova classe C, a internet passa por um rápido processo de massificação no país. “A internet popularizou-se, e vai se popularizar ainda mais. O índice de penetração nas classes A e B já é de 70%. Na classe C, é de 47% e nas classes D e E atinge 31%. A projeção é que daqui a oito anos a internet na classe C terá penetração igual às das classes A e B, além de crescer significativamente nas classes D e E. Estima-se que na próxima década mais 34 milhões de brasileiros estarão conectados”, diz João Paulo Cunha, gerente de pesquisa do Instituto Datapopular.
A palestra do especialista e de outros profissionais do mercado imobiliário aconteceu no Conecta Imobi. Realizado de 12 a 13 de maio de 2015, em São Paulo, o evento foi inspirado nos principais congressos mundiais de tecnologia, inovação e vendas de imóveis. Entre os participantes, esteve Marcelo Dadian, diretor nacional de marketing da Rossi. A construtora e incorporadora, com obras em todas as regiões do país, tem ganhado sucessivos prêmios por disseminar inovações de venda no mercado imobiliário. O mais recente é o robot view. Trata-se de robô instalado em unidade decorada, e que o comprador pode conduzi-lo pelos cômodos, sem sair da sua casa. “Foi uma solução encontrada para atender quem vive nos grandes centros e não tem tempo a perder no trânsito. Através de agendamento, o cliente visita o apartamento sem deixar sua residência. Através de seu computador pessoal, ele opera remotamente o robô na unidade decorada do empreendimento que ele gostaria de visitar”, explica Dadian.
Mobile é o futuro
A Rossi tem investido também em parcerias com o Google. Recentemente, a empresa fez uso da ferramenta chamada Hangout para promover videoconferências entre seus corretores em todo o Brasil, e também desenvolver ações de marketing com clientes, através de transmissões ao vivo diretamente dos prédios em lançamento. “Queremos ir além do estande de vendas. O objetivo é tornar o processo de compra do apartamento mais rápido, desde a visitação até a finalização do negócio. Para isso, investimos em pessoas, tecnologia e processos de gestão para aprimorar a venda. Entendemos também que marketing, vendas e TI (Tecnologia da Informação) precisam andar juntos cada vez mais, pois os desafios tecnológicos impõem essa união. Enfim, as mídias de construtoras e incorporadoras mudaram muito. Saíram do anúncio em jornal para as mídias digitais”, avalia o diretor da Rossi.
As mídias digitais também estão migrando de vetores. Antes, eram pensadas para os desktops; depois, para os notebooks; agora, os protagonistas são os smartphones. Hoje, segundo dados apresentados na Conecta Imobi, de cada quatro pessoas que fazem busca na internet para encontrar imóvel, uma já o faz pelo smartphone.
“A internet é atualmente o meio de maior influência na decisão do consumidor em comprar imóvel. Por isso, construtoras e imobiliárias não podem abdicar de versões mobiles para seus sites. Algumas vão além, como a MRV. O marketing deles distribuiu, recentemente, cardboards para interessados em seus apartamentos. A ferramenta permite baixar um aplicativo e ver, através do smartphone, um filme do apartamento decorado em realidade virtual”, explica Igor Lima, head de mercado imobiliário do Google. Para ele, isso é só o começo. “Robôs, aplicativos, drones e outras ferramentas buscam um só objetivo: encontrar o consumidor, descobrir seus gostos e desejos e convencê-los a comprar”, finaliza.
Assista as palestras da Conecta Imobi (necessita de cadastramento e estarão disponíveis por 30 dias, a partir de 18/5/2015)
http://www.vivareal.com.br/conectaimobi/
Entrevistados
– João Paulo Cunha, gerente de pesquisa do Instituto Datapopular
– Marcelo Dadian, diretor nacional de marketing da Construtora e Incorporadora Rossi
– Igor Lima, head de mercado imobiliário do Google
Contato
contato@conectaimobi.com.br
Créditos fotos: Divulgação
Leia também: Aplicativo cria placa virtual para imóveis
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.