Endomarketing
Uma das ferramentas de extrema importância para sua empresa
Uma das ferramentas de extrema importância para sua empresa
Itambé Empresarial: O que significa Endomarketing? E por que ele é tão importante para uma empresa atualmente?
Washington Sorio: Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração; ele busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. O endomarketing é importante porque surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário (colaborador). Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? E “vender” o produto para o funcionário (colaborador) passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
Itambé Empresarial: Qual departamento é responsável pelo endomarketing na empresa?
Washington Sorio: O endomarketing é ligado diretamente à comunicação interna. Na maioria das empresas esse departamento fica com RH, mas também pode ser encontrado no Marketing. Depende da estrutura organizacional da empresa.
Itambé Empresarial: Quais ações devem compor um plano de endomarketing?
Washington Sorio: Um plano de endomarketing pressupõe dois tipos de ações: gerenciamento de atitudes e gerenciamento da comunicação. O gerenciamento de atitudes é um processo contínuo, enquanto que o gerenciamento da comunicação pode ser um processo mais descontínuo, incluindo atividades relativas à propagação da informação em determinados e adequados momentos.
Entretanto, esses dois aspectos do endomarketing estão entrelaçados. Naturalmente, grande parte, ou a maior parte, das informações compartilhadas com os empregados têm efeitos em suas atitudes.
Itambé Empresarial: Qual é a forma correta para se implantar o endomarketing na empresa?
Washington Sorio: Não existe uma fórmula mágica para implantar o endomarketing, mas para implantar é necessário dois objetivos: o primeiro objetivo é gerenciar o desempenho dos recursos humanos e implementar programas internos de ações, de forma que os funcionários (colaboradores) se sintam motivados a assumir o comportamento de marqueteiros de plantão. O segundo objetivo é assegurar que os funcionários (colaboradores) se motivem para uma orientação à valorização do cliente e a assunção responsável e consciente dos serviços, com êxito, racionalidade e sintonia com o foco estratégico da organização.
Itambé Empresarial: E quais os principais erros cometidos pelas empresas nesta implantação?
Washington Sorio: O principal erro é não implantar o endomarketing como uma estratégia de RH.
Itambé Empresarial: As aplicações de endomarketing, apesar de serem voltadas ao público interno, possibilitam resultados diferenciados em termos qualitativos e quantitativos no relacionamento com os clientes externos?
Washington Sorio: O endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno. A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários (colaboradores) uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da empresa, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação do funcionário (colaborador), visando assumir responsabilidades e iniciativas. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo, ou uma imagem negativa, pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.
Itambé Empresarial: Qual a reação dos clientes internos frente aos programas de endomarketing? Como saber se as ações estão sendo positivas?
Washington Sorio: O funcionário (colaborador) deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe. O endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma conseqüência do endomarketing. Pode-se imaginar o quanto o endomarketing é importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. E o quanto representará para as empresas que souberem estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto-atendimento oferecido aos seus mercados.
Afinal, funcionários (colaboradores) insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contra-propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão “vendê-la” para o cliente externo.
Itambé Empresarial: As organizações estão cada vez mais sofrendo uma forte pressão no sentido de aprimorar processos de qualidade e tornarem-se mais competitivas perante a economia mundial. Essa pressão muitas vezes recai sobre os colaboradores. Como o endomarketing pode contribuir neste caso?
Washington Sorio: O mundo está mudando com rapidez jamais vista, e a velocidade da mudança impacta nas empresas de maneira muito forte. Como se adaptar a essas mudanças e criar ferramentas para continuar competitivo? Como administrar as pessoas para gerar as mudanças necessárias? O endomarketing pode contribuir muito para esse caso e ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento de uma consciência interna e de desenvolvimento organizacional.
Itambé Empresarial: E como lidar com um mercado tão dinâmico, que exige uma atualização constante nas formas de gerir, de produzir e de se relacionar?
Washington Sorio: O que faz diferença hoje em qualquer empresa são as pessoas. E o fator crítico é a competência, num nível de exigência muito maior, onde as pessoas são profissionais fora de série em tudo que estiverem fazendo, seja a cada mês, a cada semana, a cada dia. O endomarketing deve permitir que as pessoas compreendam e aceitem a missão, a visão, os valores e as estratégias do negócio, assim como os produtos e serviços da empresa. Pode-se imaginar o quanto o endomarketing é importante para o crescimento dos negócios nesse cenário?
NOTA SOBRE O AUTOR:
Washington Sorio tem sólida carreira desenvolvida na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, em grandes empresas nacionais e multinacionais.
Possui visão sistêmica de negócios de diferentes segmentos e complexidades, com profundo conhecimento sobre os subsistemas de RH.
Liderou importantes projetos de mudanças (start up de empresas, reestruturação organizacional e profissionalização de empresas) com foco nos processos de seleção de executivos, desenvolvimento organizacional, redesenho de estruturas e processos, redimensionamento e planejamento de headcount, gestão do clima organizacional e governança corporativa.
Por sua consistente experiência profissional recebeu em 2005 o mais importante prêmio de gestão de pessoas do Rio de Janeiro, o Prêmio Luiz Carlos Campos, como o MELHOR PROFISSIONAL DO ANO, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RJ.
Em 2008 recebeu o certificado de premiação a um dos mais importantes prêmios de gestão de pessoas da América Latina, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH-Nacional, sendo um dos 12 case vencedores.
É graduado em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão de RH e diversos cursos de especialização, tanto no Brasil como no Exterior.
Atualmente é Diretor de Gente e Desenvolvimento Organizacional da NORCON. Seu site pessoal é www.washingtonsorio.com.br .
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