Empresas recém-nascidas aderem à filosofia 4P

Conceitos permitem planejamento adequado, otimizam uso de recursos, dão visão de futuro e constroem alianças produtivas e duradouras.

Conceito permite planejamento adequado, otimiza uso de recursos, dá visão de futuro e constrói alianças produtivas e duradouras

Por: Altair Santos

Depois da filosofia 5S, as empresas agora estão descobrindo o conceito 4P (propósito, processo, pessoas e parcerias). Cada um desses itens está voltado à melhoria da gestão.O Sebrae já trabalha com esse modelo inovador, quando orienta a formação de novos empreendimentos. No entanto, Marcelo Sinelli, consultor de marketing do Sebrae-SP, explica que o princípio 4P deve ser aplicado sempre, e não só na abertura de negócios.

Marcos Sinelli, do Sebrae: propósito, processo, pessoas e parcerias regem a filosofia 4P.

Segundo o especialista, o método pode ser usado para redimensionar a empresa, aproveitar a sazonalidade, promover inovação ou mirar novos nichos. “Podemos dizer que o princípio pode ser usado por todo tipo de empresa e, principalmente, pelas que estão iniciando suas atividades. Ele permite que a Companhia faça um planejamento adequado, otimize o uso dos seus recursos, tenha uma visão de futuro e construa alianças produtivas e duradouras com todas as partes interessadas no seu negócio”, afirma.

O consultor de marketing do Sebrae-SP distingue também a diferença entre o conceito 5S [do japonês Seiri (utilização) Seiton (ordenação) Seisō (limpeza) Seiketsu (Saúde) e Shitsuke (Autodisciplina)] e o 4P. “Os dois conceitos são ligados ao aumento de produtividade e eficiência. No entanto, a filosofia do 5S é voltada para dentro da empresa e de seus processos e métodos de trabalho. O conceito do 4P é um pouco mais abrangente e não fica restrito ao âmbito interno, na medida em que trabalha a questão da parceria e do propósito”, diz.

Dentro da filosofia 4P para gestão, cada P tem um significado:

Propósito
É a razão de ser da empresa ou sua missão. Sua correta definição é fundamental para a empresa crescer e se desenvolver. O conceito empresta personalidade à corporação e é importante para criar um diferencial. Muitas vezes, o Propósito não tem relação direta com o produto que a Companhia vende. Ele pode ser definido como: qual o problema que a empresa resolve para seu cliente e o que o cliente busca encontrar quando procura a empresa?

Processo
Se em Propósito falamos sobre o que a empresa faz, aqui falamos sobre como ela faz. A correta definição dos processos padroniza os produtos, otimiza o uso dos recursos e, mais importante, permite que a empresa institucionalize suas atividades. Ou seja, faz com que ela não fique refém da competência ou da boa vontade de determinados profissionais. No Processo, todos os funcionários sabem o que têm que fazer e como fazer.

Pessoas
É quem faz. Isso inclui empregado e empregador. Os dois devem construir uma relação baseada na inspiração e não no poder. A noção de hierarquia mudou bastante. O empresário precisa entender que seus funcionários podem contribuir de forma positiva se forem corretamente estimulados.

Parceria
Parceria envolve as partes interessadas na gestão, incluindo fornecedores e até mesmo concorrentes. O empresário deve ficar atento às oportunidades que podem surgir de uma parceria bem planejada. É possível se unir com concorrentes para entrar em novos mercados ou desenvolver novos produtos. Com fornecedores, pode-se pensar, por exemplo, em trabalhar com estoque enxuto, melhorando o capital de giro.

Marcelo Sinelli lembra que qualquer setor industrial ou comercial pode implantar a filosofia 4P. Na construção civil, ele avalia que o conceito pode trazer a economia de materiais no canteiro de obras, minimizando perdas e reduzindo o retrabalho. Além disso, permite aprimorar a mão de obra, atingindo o propósito do setor, que é construir com qualidade, satisfazendo as pessoas (clientes) e as parcerias (fornecedores). “Como a construção civil tem uma cadeia produtiva ampla, a filosofia 4P encontra no setor um ambiente desafiador para ser implantada”, define.

Entrevistado
Marcelo Sinelli, consultor de marketing do Sebrae-SP
Currículo
Marcelo Sinelli é graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduado em marketing pela Universidade Metodista de São Paulo e MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas
Contato: ‏@marcelosinelli /  imprensa@sp.sebrae.com.br
Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


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