Egito cria cidade futurista no deserto
Nova Capital Administrativa está projetada para abrigar cerca de 6,5 milhões de habitantes
Há cerca de 45 quilômetros a leste do Cairo, no Egito, uma nova cidade está surgindo. Trata-se da Nova Capital Administrativa (NAC), conhecida como “The Capital Egypt”, um projeto de desenvolvimento urbano transformador em andamento no país.
O plano diretor conceitual da Nova Capital Administrativa (NAC) foi apresentado em 2015 pela Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM). Em construção desde 2016, a cidade é parte de uma série de megaprojetos grandiosos do presidente Abdel Fattah el-Sisi, destinados a impulsionar a economia do país. Segundo Khaled Abbas, presidente da Administrative Capital for Urban Development (ACUD), empresa responsável pelo projeto, a primeira fase está quase concluída. Em fevereiro de 2024, a ACUD concedeu ao escritório Dar al-Handasah Shair & Partners um contrato para o planejamento mestre das Fases 2, 3 e 4 da Nova Capital Administrativa.
Como será a Nova Capital Administrativa (NAC)?
Situada em uma das regiões mais estratégicas do país, entre o Cairo e Suez, a Nova Capital Administrativa tem como objetivo criar uma “Cidade Inteligente do Amanhã”. Isto significa apostar na sustentabilidade e em tecnologias avançadas, como forma de impulsionar o potencial econômico do país e aliviar a congestionada cidade do Cairo.
De acordo com a ACUD, a nova capital está projetada para abrigar cerca de 6,5 milhões de pessoas, uma vez que o distrito administrativo contará com mais de 30 novos ministérios e empregará uma força de trabalho de 55.000 funcionários.
O plano diretor da cidade apresenta uma combinação diversificada de usos residenciais, administrativos e recreativos, além de uma ampla gama de comodidades. A NAC contará com um novo distrito administrativo governamental, um bairro diplomático, um distrito cultural, 21 bairros residenciais e um novo aeroporto.
No centro do plano está o Green River Park, também conhecido como Central Park. De acordo com o escritório Dar al-Handasah Shair & Partners, o parque foi projetado como um “oásis urbano de 10 quilômetros”, combinando elementos naturais e artificiais, com uma variedade de jardins históricos, atividades de lazer e paisagismo ecológico. Este parque contempla jardins representando três eras da história egípcia (Faraônica, Clássica e Islâmica).
Em termos de transporte e infraestrutura, a NAC será conectada ao Cairo por meio de um recém-criado monotrilho e contará com infraestrutura inteligente e sistemas de gestão de energia.
Progresso da construção
Desde o seu início, o projeto tem avançado em etapas, com a primeira fase focada na expansão das áreas periféricas da capital atual, abrangendo 168 km² de desenvolvimento. Essa etapa inclui a construção de estruturas governamentais, diplomáticas e administrativas essenciais, preparando o terreno para o influxo populacional subsequente. De acordo com a ACUD, nas fases seguintes, a nova capital será expandida para 700 km², conectando-se à zona do Canal de Suez.
Até 2023, 14 ministérios e entidades governamentais já haviam se mudado para a Nova Capital Administrativa. Em março de 2024, mais de 1.500 famílias já haviam se mudado para a cidade, e esse número deve chegar a 10.000 até o final do ano, segundo Khaled Abbas.
Construções diferenciadas
Um dos projetos mais impressionantes da Nova Capital Administrativa é a Oblisco Capital Tower, planejada para atingir a altura de 1 quilômetro. Quando concluída, será uma das estruturas mais altas do mundo. Inspirada nos antigos obeliscos egípcios, essa torre combinará espaços residenciais, comerciais e hoteleiros, simbolizando a ambição do Egito de liderar em inovação arquitetônica e desenvolvimento global.
O Distrito Central de Negócios será o coração comercial da nova capital, adotando “princípios de cidade inteligente e sustentável”. Entre os destaques do projeto está a Iconic Tower, um arranha-céu de 385 metros de altura que foi finalizado em 2024 e se tornou a torre mais alta da África.
Outro projeto significativo é a nova sede do Ministério da Defesa, conhecida como “The Octagon”. Este edifício está destinado a se tornar um dos maiores complexos ministeriais de defesa do mundo, projetado em forma octogonal e equipado com instalações militares e de segurança de última geração.
O governo aprovou, em dezembro de 2024, uma proposta para criar o Museu 30 de Junho na Nova Capital Administrativa. O museu apresentará imagens, documentos e filmes que destacam a revolução de 30 de Junho, a rejeição ao governo do Gabinete de Orientação e o apoio das forças armadas ao povo. Além disso, homenageará os mártires do exército e da polícia com biografias e artefatos.
Fontes
Administrative Capital for Urban Development (ACUD)
Escritório Dar al-Handasah Shair & Partners
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
08/01/2025
Cidades quebram recordes de temperatura e especialistas destacam inovações para combater os impactos do calor extremo
Vidros com baixa emissividade são uma das opções mais eficazes para melhorar o conforto térmico sem sacrificar a iluminação natural. Crédito: Envato O Brasil enfrentou oito…
08/01/2025
Novas regras internacionais vão exigir a divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade
Consumidores estão mais conscientes e exigem transparência quanto aos impactos de suas operações no meio ambiente. Crédito: Envato O ano de 2025 marca o início de uma nova…
08/01/2025
‘Edifício árvore’ traz água filtrada e ar mais puro aos moradores
A fachada foi projetada para minimizar a exposição solar. Crédito: Fischer Group Com previsão de entrega para 2029, a Fischer Group deve lançar em breve, em Balneário…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.