‘Edifício árvore’ traz água filtrada e ar mais puro aos moradores

Auris Residenze terá inovações para reduzir em até 42% o uso de ar-condicionado e 26% o consumo de energia

A fachada foi projetada para minimizar a exposição solar. Crédito: Fischer Group

Com previsão de entrega para 2029, a Fischer Group deve lançar em breve, em Balneário Camboriú (SC), o edifício Auris Residenze, que tem como diferencial o conceito de “edifício-árvore”.

De acordo com Claudio Fischer, CEO da Fischer Group, a ideia de biofilia é central no projeto. “Trata-se de considerar o ambiente como um ser vivo, promovendo a reciclagem e a reutilização de recursos dentro do prédio. Essa abordagem não só contribui para a sustentabilidade, mas também gera um ganho de custo ao longo do tempo. Isso significa que os moradores terão um impacto positivo no seu bolso, com redução nas despesas de condomínio. Em um edifício como o nosso, a eficiência e a gestão inteligente de recursos se traduzem em uma economia significativa a longo prazo”, assegura Fischer.

Água filtrada e redução de consumo

Uma das soluções adotadas pelo prédio é uma bateria de filtros que será implantada, além de testes rigorosos de qualidade de água. A ideia é garantir água filtrada em todo o condomínio mesmo em caso de falhas no fornecimento pelo município. 

Adicionalmente, o sistema de reaproveitamento de águas pluviais e cinzas contribuirá para uma diminuição de até 52% no consumo de água.

Qualidade do ar

Outra tecnologia prevista no projeto do Auris Residenze são os sensores de CO2, que informarão sobre a qualidade do ar. Também serão instalados sistemas de ventilação, inclusive nas garagens, para renovar o ar conforme os níveis de CO2 detectados. Os filtros e a tecnologia de renovação de ar garantirão a pureza, superior à do ambiente externo, em todos os apartamentos.

“Esse sistema não só renova o ar, mas também filtra, proporcionando um conforto muito maior”, afirma Fischer.

Conforto térmico

A fachada em concreto aparente pigmentado, juntamente com os brises, foi projetada para minimizar a exposição solar e aumentar o conforto térmico nos ambientes em 16%. Como resultado, espera-se uma redução de até 42% no uso de ar-condicionado e uma economia de 26% no consumo de energia, graças à maior entrada de luz natural.

Edifício conta com sistema de filtragem e renovação do ar. Crédito: Fischer Group

“O design do prédio foi pensado para reduzir ao máximo o impacto do calor. Por exemplo, em vez de simplesmente colocar lajes e janelas expostas ao sol, recuamos o apartamento e criamos terraços ao redor, onde colocaremos árvores nativas. Além disso, contamos com a consultoria de especialistas que trabalharam para a Copa do Mundo e nos ajudarão a implementar soluções eficientes, como um sistema que reduzirá em 50% o impacto solar nas janelas. Isso resultará em uma economia significativa no consumo de energia, especialmente no uso do ar-condicionado, tanto para o apartamento quanto para o prédio como um todo. O projeto também inclui brises nas sacadas, que vão canalizar o vento, reduzindo ainda mais a necessidade de ar-condicionado. Além disso, as janelas piso-teto, com 3,10 metros de altura, são projetadas para garantir uma excelente ventilação e aproveitamento de luz natural, criando um ambiente confortável e sustentável. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar, funcionando de maneira similar a uma árvore, que retira da natureza o que é necessário para manter o equilíbrio”, justifica Fischer.

Arquitetura autoral e conexão com a natureza

Um dos principais destaques deste projeto é sua arquitetura única, que, além de uma fachada diferenciada, incorpora jardineiras estrategicamente posicionadas entre o concreto e os apartamentos. Essas jardineiras formam jardins suspensos com um sistema de irrigação eficiente, enriquecendo a paisagem urbana da cidade. Para intensificar a conexão com a natureza, o projeto também inclui áreas verdes e o plantio de espécies nativas frutíferas no paisagismo.

Para o arquiteto italiano Marco Cassamonti, autor do projeto, os prédios verdes são uma tendência global. “Acreditamos que a sustentabilidade é a consequência de um bom planejamento arquitetônico, feito com inovação e inteligência, por meio de uma abordagem que considere aspectos importantes como conforto, eficiência energética e impactos ambientais. No panorama mundial, a adoção do modelo de economia circular na construção civil está avançando consideravelmente. Percebemos que temas como eficiência energética, reaproveitamento de materiais e retrofit, além da redução na geração de resíduos e a neutralização do carbono, serão cada vez mais centrais nesses debates. Por isso, buscamos aplicar cada um desses elementos no projeto. Outro exemplo é o uso de matéria-prima local, para reduzir a pegada de carbono nas operações logísticas”, explica.

Entrevistado
Claudio Fischer é CEO da Fischer Group.

Contato
Assessoria de imprensa Fischer Group – redacao1@rotascomunicacao.com.br

Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo