Duplicação do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel) avançam na BR-163 em Mato Grosso

Os 52 km serão duplicados utilizando o pavimento rígido em concreto, que tem durabilidade de 30 anos, em média

Obras do Rodoanel deverão ser entregues até dezembro de 2024.
Crédito: Daniel B. Meneses / Secom-MT

As obras de duplicação do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel), na BR-163/MT, seguem em ritmo acelerado. A intervenção trará agilidade no escoamento da produção aos portos e mercados consumidores. Atualmente estão sendo construídos um viaduto de 130 metros no entroncamento com a BR-163/364 em Várzea Grande, duas novas pontes (ida e volta) sobre o Rio Cuiabá, uma trincheira na Avenida Antártica/MT-400, um viaduto na MT-010 (Estrada da Guia) e outro na MT-251 (Estrada de Chapada).

O viaduto da Estrada da Guia está com a estrutura bem avançada, com os pilares e travessas executados. Já a ponte sobre o Rio Cuiabá, com 230 metros, está na fase de lançamento das vigas. As obras da trincheira da MT-400 e do viaduto da MT-251 também estão em andamento, com a execução da mesoestrutura.

As máquinas também estão trabalhando na terraplanagem em toda a extensão do Rodoanel, incluindo drenagem profunda e implantação de bueiros celulares e aduelas de concreto. As novas pistas serão construídas em concreto e a pista antiga será restaurada, para também ter o seu pavimento em concreto.

Os 52 quilômetros do Rodoanel serão totalmente duplicados utilizando o pavimento rígido em concreto, que tem durabilidade de 30 anos, uma média superior ao asfalto convencional, que é de apenas dez anos. Essa tecnologia é a solução mais adequada em trechos rodoviários que recebem uma grande quantidade de tráfego de caminhões que transportam cargas pesadas, como é o caso do Mato Grosso, o maior produtor de grãos do Brasil.

Com a conclusão das obras, veículos pesados deixarão de trafegar por dentro da capital, desafogando o trânsito.
Crédito: Daniel B. Meneses/Secom-MT

Com a conclusão do empreendimento, os veículos pesados deixarão de trafegar por dentro da capital, desafogando o trânsito local de veículos leves e melhorando a mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande. “Essa agilidade no escoamento da produção contribuirá com a melhora da logística dos produtores, permitindo que a produção chegue mais rápido ao destino, trazendo economia e mais segurança no transporte da produção”, afirma Marcelo de Oliveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Entrevistado

Marcelo de Oliveira é arquiteto e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso (Sinfra). Foi chamado pelo governador Mauro Mendes para assumir a Sinfra em 2019, e permanece na função pelo segundo mandato. Atuou como secretário de Obras de Cuiabá por cinco vezes, sendo na gestão de Mauro Mendes e nas gestões municipais de Dante de Oliveira e Roberto França. Também foi secretário adjunto de Infraestrutura na extinta Secopa.

Contato: gabinete@sinfra.mt.gov.br

Jornalista responsável:
Fabiane Prohmann – DRT 3591/PR
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A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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