De museu a prédios sustentáveis, EUA se rendem ao pré-fabricado
PCI Design Awards mostra o quanto a industrialização do concreto está evoluída na construção norte-americana
A 56ª edição do prêmio PCI Design Awards, promovido pelo instituto de concreto pré-fabricado e protendido (Precast/Prestressed Concrete Institute) dos Estados Unidos, mostra que a construção industrializada do concreto está cada vez mais incorporada à engenharia e à arquitetura norte-americana. “O PCI Design Awards reconhece os melhores projetos estruturais, arquitetônicos e de inovação no setor, mostrando que a indústria do concreto industrializado dos Estados Unidos tem compromisso com a sustentabilidade, o custo-benefício, a estética e a rapidez na construção”, diz Bob Risser, CEO do instituto.
Três construções foram contempladas com a premiação especial do PCI Design Awards 2019: o prédio da polícia do condado de Nassau, no estado de Nova York; o edifício-garagem da Universidade de Sacramento, na Califórnia, e o Museu Glenstone, em Maryland. As três obras se destacaram por agregar inovações em seus projetos. No caso da delegacia, que em 2012 foi destruída pelo furacão Sandy, sua reconstrução teve o foco em estruturas que possam suportar futuros eventos meteorológicos de grande impacto. O prédio conta com 236 peças pré-fabricadas e paredes-sanduíche revestidas com espuma de poliestireno expandido para garantir conforto térmico e acústico.
Já o edifício-garagem teve a sustentabilidade como protagonista. A começar pela fábrica escolhida para produzir as peças pré-moldadas. A indústria tem 50% da energia que consome gerada por painéis solares. O prédio também serviu de laboratório para que o departamento de engenharia civil da universidade utilizasse elementos de concreto feitos em impressoras 3D. Das 15.163 peças usadas na construção, 9.074 usaram a tecnologia 3D. Isso encurtou a execução da obra de 24 meses para 11 meses. O projeto recebeu a certificação Gold Parksmart, do Green Building Certification Inc.
Versatilidade da construção industrializada do concreto levou o PCI Design Awards 2019 a premiar 22 construções
O terceiro contemplado com a premiação especial foi o Museu Glenstone. O projeto incluiu 28.782 paredes arquitetônicas e 23.212 elementos estruturais, dos quais 1.400 tinham encaixes exclusivos, o que exigiu mais detalhamento da produção, do transporte e da instalação. “Os maiores desafios do projeto estavam relacionados ao tamanho, quantidade e delicadeza dos painéis individuais. Como a estrutura apresenta um acabamento já moldado na fôrma não poderia haver imperfeições”, diz Chris Cruze, gerente de projetos da fabricante dos elementos pré-fabricados de concreto: a Gate Precast.
No total, o PCI Design Awards 2019 premiou 22 construções. Entre elas, há hospitais, escolas, edifícios residenciais, museus, universidades, ginásios, estádios, igrejas, pontes, viadutos, muro de contenção e um complexo viário em Marietta, na Geórgia, que inclui 30 viadutos e pontes, os quais utilizam vigas de concreto protendido apoiadas em pilares pré-fabricados. “O uso desses elementos possibilitou um processo de construção mais rápido. Houve trechos que foram montados em uma noite”, justifica Timothy M. Williams, engenheiro-chefe da Archer-Western Contractors (empreiteira responsável pela obra).
Acesse o link e veja todas as obras premiadas no PCI Design Awards 2019
Entrevistado
Instituto de concreto pré-fabricado e protendido dos Estados Unidos (Precast/Prestressed Concrete Institute) (via assessoria de imprensa)
Contato: tbagsarian@pci.org
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.