Curitiba lidera ranking de cidades-inteligentes no Brasil

Capital do Paraná supera São Paulo-SP na 4ª edição da lista elaborada pela Urban Systems e Connected Smart Cities

Curitiba tem planos estratégicos que sobrepõe os planos de governo. Crédito: Daniel Castellano/SMCS
Curitiba tem planos estratégicos que sobrepõe os planos de governo. Crédito: Daniel Castellano/SMCS

Entre as cerca de 700 cidades participantes do ranking Connected Smart Cities 2018, Curitiba conquistou o 1° lugar no ranking geral, 2º em empreendedorismo e urbanismo, 3º em tecnologia e inovação e 1º lugar em governança, tornando-se a cidade-inteligente número 1 do Brasil. A capital paranaense foi seguida de São Paulo-SP, Vitória-ES, Campinas-SP e Florianópolis-SC. Na sexta colocação está o Rio de Janeiro-RJ, com Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS, Santos-SP e Niterói-RJ completando a lista das 10 melhores colocadas no ranking.

Para o presidente da Urban Systems e sócio da plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, Curitiba assumiu a liderança do ranking Connected Smart Cities por conseguir ser eficiente na conexão dos 11 eixos temáticos, que são: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. “O resultado alcançado por Curitiba demonstra que a cidade tem planos estratégicos que se sobrepõem aos planos de governo”, avalia.

Curitiba ultrapassou a cidade de São Paulo-SP, que liderou o ranking em 2016 e 2017. A capital paranaense vinha subindo de posição e foi a terceira colocada em 2016 e a segunda em 2017. Segundo Thomaz Assumpção, o investimento em educação e em inovação tem papel decisivo no posicionamento da cidade. “A educação tem uma grande importância no desenvolvimento do empreendedorismo e na busca da sustentabilidade econômica, permitindo que mais atores sejam responsáveis pelo desenvolvimento da cidade”, diz.

Ranking está em sua 4ª edição e coleta dados de organismos governamentais

Durante a premiação, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, afirmou que a prefeitura relançou este ano o Curitiba Tecnoparque, programa de atração de empresas de base tecnológica para a capital, que oferece desconto de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviços (ISS) às startups que investem em tecnologia e inovação. “O Tecnoparque é um dos pilares do Vale do Pinhão, sendo um programa estratégico para Curitiba. Em 2017, o Engenho da Inovação, sede do Vale do Pinhão, recebeu mais de 50 eventos voltados à inovação. Como resultado destes esforços, a capital vem subindo ano a ano no ranking Connected Smart Cities”, comemora.

Apesar de Curitiba liderar o ranking, o estado de São Paulo ainda concentra o maior número de cidades-inteligentes, com três municípios entre os 10 mais bem colocados. Destacam-se ainda as cidades de Pirassununga-SP e Barueri-SP. Na região sul, além das três capitais, outras 15 se posicionam no ranking das 100 cidades-inteligentes do país: Blumenau-SC (16º), Maringá-PR (20º), Balneário Camboriú-SC (24º), Joinville-SC (30º), Itajaí-SC (31º), Santa Maria-RS (38º), Cascavel-PR (45º), Pato Branco-PR (66º), Umuarama-PR (67º), Jaraguá do Sul-SC (68º), Chapecó-SC (77º), Canoas-RS (81º), Caxias do Sul-RS (89º), Ponta Grossa (93º) e Toledo-PR (96º).

O ranking Connected Smart Cities foi lançado em 2015 e a metodologia foi desenvolvida a partir do levantamento das principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades-inteligentes, conectadas e sustentáveis. Com base nestes estudos, foram elencados 70 indicadores possíveis de se mensurar dentro da realidade brasileira. A coleta de dados se dá em organismos governamentais, como IBGE, ministérios, secretarias e agências reguladoras.

Veja o ranking completo

Entrevistado
Urban Systems
(via assessoria de imprensa)

Contato: imprensa@sators.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo