Contratações da construção no PR voltam à fase pré-pandemia
Segundo dados recentes do Caged, setor consegue abrir mais de 11 mil vagas em 231 municípios paranaenses
No Paraná, a construção civil gerou 11.603 novas vagas formais no primeiro trimestre de 2021. O número reconduz o volume de contratações no estado aos patamares da pré-pandemia, ou seja, comparáveis ao quarto trimestre de 2019. O ritmo de abertura de empregos tem duas razões: o Paraná possui atualmente 4 bilhões de reais em investimentos em obras de infraestrutura, somando recursos dos governos estadual e federal, e a construção imobiliária segue com alta produtividade tanto em Curitiba quanto nas principais cidades do interior.
Das 11.603 vagas criadas pela construção civil paranaense durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, 7.562 se concentraram na capital, segundo dados do Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). As demais 4 mil contratações foram pulverizadas pelo interior, com destaque para Londrina. A segunda principal cidade do estado tem 18 mil unidades de habitações populares em fase de projeto ou construção, o que, segundo o SindusCon Paraná Norte, devem gerar mais 4 mil novas vagas diretas até o final de 2021.
O sindicato, que engloba 88 municípios, estima que, se contabilizadas as construções de alto padrão e as obras de infraestrutura em Londrina e região, a expectativa de geração de emprego pode crescer pelo menos mais 50% ao longo do ano. Quem também demonstra otimismo é o SindusCon Noroeste, que acompanha o setor em Maringá e em outros 125 municípios. Na região, a construção civil emprega atualmente 11.056 trabalhadores com registro em carteira.
Oeste se destaca como a 3ª região do Paraná que mais gera empregos na construção civil
Situação semelhante é detectada pelo SindusCon Oeste do Paraná, que engloba Cascavel e outros 21 municípios. A região se destaca como a 3ª do estado que mais gera empregos na construção civil. Dois de seus municípios aparecem no top 10 da abertura de vagas em canteiros de obra. A lista completa inclui Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Araucária, Pinhais, Pato Branco, Apucarana e Toledo.
Os recentes dados do Caged também mostram que dos 399 municípios do Paraná, 231 ampliaram o número de vagas formais na construção civil no 1º trimestre de 2021, enquanto 12 se mantiveram inalterados e 156 perderam postos com carteira assinada. Os números se assemelham aos medidos pelo SindusCon-PR, que é o maior do setor no estado e abrange 153 municípios.
O bom desempenho da construção civil na maioria dos municípios paranaenses nos primeiros 3 meses do ano fez o estado se destacar nacionalmente, tornando-se o 3º do país que mais gera vagas no setor, atrás somente de São Paulo e Minas Gerais, ficando à frente de Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará. Atualmente, a construção civil emprega 2.360.889 trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Vale destacar que no 1º trimestre deste ano o setor abriu mais 100 mil novas vagas em todo o país.
Entrevistado
Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) – organismo vinculado ao ministério da Economia -, SindusCon-PR, SindusCon Paraná Norte, SindusCon Noroeste e SindusCon Oeste do Paraná
Contato
observatoriotrabalho@economia.gov.br
imprensa@sindusconpr.com.br
sinduscon@sercomtel.com.br
administrativo@sindusconnoroeste.org.br
sinduscon@sindusconparanaoeste.com.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
26/12/2024
Construções apostam em painéis que combinam concreto e isopor
Construir de forma mais rápida é o desejo de muitas construtoras – melhor ainda se puder combinar com conforto térmico e acústico, além de resistência. Algumas empresas no Brasil…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.